Ricardo Gomes é nomeado Coordenador da área de Turismo da Aliança Nacional LGBTI+

O Presidente da Câmara de Comercio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes foi nomeado nesta semana o primeiro Coordenador da área de Turismo da Aliança Nacional LGBTI+. Entre várias funções que já exerce, o executivo vai assumir mais esta empreitada com o objetivo de criar a sinergia entre o turismo e as questões sociais que envolvem os profissionais LGBTI+ que atuam no turismo e turistas.

A função não remunerada traz ao executivo a responsabilidade de representear a Aliança Nacional LGBTI+, desenvolver e participar de atividades, campanhas, seminário e palestras, buscar e transmitir formação e informação, entre outras atividades pertinentes como projetos legislativos, elaboração de material didático e artigos científicos, promover  atividades de desenvolvimento organizacional, atuação em espaços de controle e participação social, interação com a comunidade para a consecução dos objetivos da Aliança Nacional LGBTI+, atuando na defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI+), sempre em comum acordo com a executiva nacional da entidade.

“Para mim é uma honra ser o primeiro coordenador de turismo da Aliança, uma entidade que tem quase duas décadas de atuação em favor dos direitos das pessoas LGBTI+. Acredito também que esta nova função vai aproximar a Câmara LGBT e a aliança Nacional LGBTI+ para que juntas construam uma parceira sólida em favor da comunidade. O novo desafio sempre vem acompanhado daquele frio na barriga, mas também com aquele calor no coração. Espero que junto com a equipe que está sendo construída possa contribuir com o impulsionamento do Turismo LGBTI+ no Brasil”, comentou Ricardo Gomes sobre a nomeação.

Um dos principais desafios do Coordenador e do grupo de turismo da Aliança é a edição do Manual de Turismo LGBTI+ que será editado nos próximos meses. A exemplo do Manual de Comunicação http://www.grupodignidade.org.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-comunicacao-LGBTI.pdf, o manual tem como objetivo informar termos corretos e práticas adequadas no trato ao profissionais LGBTI+ da cadeia do turismo bem como aos turistas LGBTI+.

Para Toni Reis, Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+, a chegada de Ricardo Gomes irá somar ao trabalho da entidade:  “A nomeação de Ricardo Gomes como coordenador da área de turismo da Aliança Nacional LGBTI+ permitirá fazer a ponte entre a defesa dos direitos humanos e a promoção do respeito às pessoas LGBTI+ em todas as áreas do turismo: hotéis, restaurantes, meios de transporte, órgãos governamentais responsáveis pelo turismo, agências e bureaux, entre outras. O objetivo é sensibilizar, capacitar e dar elementos para que sejam eliminados o preconceito, a discriminação, o estigma e a violência em relação às pessoas LGBTI+”.

O trabalho da Coordenação tem início imediato e segue até o final de novembro quando vence o mandato da Diretoria da Aliança Nacional LGBTI+, até segunda ordem. Mesmo com tempo bastante curto a coordenação de turismo pretende deixar como principal legado desta gestão a edição do Manual de Turismo LGBTI+.

Sobre Ricardo Gomes

Formado em Comunicação e pós-graduado pela Universidade de Londrina, tem uma trajetória de 20 anos na área de eventos em diversos segmentos e foi professor de alguns cursos de especialização em universidades brasileiras. Empresário da área de eventos passou por empresas como Alcântara Machado e FCEM – Feiras Congressos e Empreendimentos. Em setembro de 2016 reeditou a Câmara LGBT e entre as conquistas da entidade vale citar a criação da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT em 2017 com edições anuais e o Convênio de Cooperação Técnica assinado em maio de 2018 com o Ministério do Turismo e Embratur com duração de 5 anos para divulgar, desenvolver e capacitar os players do turismo LGBT do Brasil.  Em 2017 foi eleito o 5º LGBT mais influente de São Paulo 2019 foi incluído pela Revista Panrotas na lista do 100 + Poderosos do Turismo no Brasil.

Sobre a Aliança Nacional LGBTI+

A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Teve seu registro formal em 2003, passando a atuar como uma rede em 30 de maio de 2009, inicialmente na forma de uma lista de discussão na internet. Em 2016, deu início à organização do seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A Aliança Nacional LGBTI+ atua no âmbito nacional com pessoas LGBTI+ e aliadas, bem como organizações das mais diversas naturezas interessadas em apoiar a causa LGBTI+, a fim de articular os/as diversos/as atores/as interessados/as em colaborar com esta luta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *