Artesão trans recebe apoio da GOL Linhas Aéreas para divulgar seu trabalho com cerâmica

Heitor Sebastian, homem trans, já tinha experiência com tatuagem, arte que trabalhou durante seis anos. Mas ao conhecer sua namorada, filha de mestre em cerâmica, sua vida profissional começou a mudar. Da loja de tatuagem que também tinha espaço para venda de cerâmicas até esta virar sua principal fonte de renda o caminho foi longo. Mas, com a ajuda do programa “Aproximando Distâncias” da GOL Linhas Aéreas, a expectativa é que sua arte alcance voos ainda maiores.

Quanto mais se aproximava do mundo a cerâmica, mais se envolvia. Mas foi a pandemia a responsável por Heitor escolher essa arte como sua forma principal de sustento. “Descobri que estava com LER (Lesão por Esforço Repetitivo) por conta da tatuagem. Veio a pandemia e fiz uma reflexão. Além de tudo, descobri que cerâmica virou uma terapia pra mim, já que tem uma energia incrível”, explicou Sebastian.

A loja física de tatuagem já tinha ficado pra trás, trocada por outro espaço físico na Rua das Cerâmicas de Belém (PA). Inaugurado em fevereiro, este novo ligar de trabalho teve que ser fechado por conta da Covid-19. Mas se o espaço físico fechou suas portas, uma janela se abriu através do programa da GOL Linhas Aéreas.

Escolhido como um dos 25 artistas de todo o Brasil para integrar a plataforma de conteúdo e loja virtual dedicada à promoção do turismo, arte e cultura brasileira, Heitor agora alcançará um número muito maior de pessoas com sua arte em cerâmica.

“A gente já vendia online, mas a pessoa tinha que vir buscar a peça. O e-commerce abriu nossa cabeça para fazermos delivery também. Isso certamente vai aumentar não só as nossas vendas, mas também levar a cultura da cerâmica para muito mais gente”, comemora o artesão.

É que além de uma loja virtual, a plataforma também terá vídeo aulas nas quais se ensinam as técnicas por trás de cada produto, e ainda contam a história de seus criadores. Para Heitor isso é importante não só pra ele, mas também para a valorização de todos os ceramistas: “Mais pessoas vão conhecer e valorizar o nosso trabalho, que estava em desvalorização”.

O artesão acredita que a oportunidade irá garantir que eles consigam se organizar melhor no trabalho, inclusive conseguindo fazer o produto com mais calma (dependendo do clima um trabalho pode levar até 15 dias para ser finalizado). Mesmo assim, pretende reabrir seu espaço físico quando acabar a pandemia, já que aproveita o local para fazer também atividades culturais.

O trabalho de Heitor Sebastian é apenas um exemplo do que o projeto da GOL Linhas Aéreas poderá impactar na vida das pessoas selecionadas e de sua comunidade. “O Aproximando Distâncias traz um pouco desse nosso país rico em beleza e cultura para dentro das casas das pessoas, enquanto a economia e as viagens a lazer não voltam à normalidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa fornece apoio à sustentabilidade de comunidades criativas, que por vezes se veem isoladas e desesperançosas perante a crise”, explica Eduardo Bernardes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da GOL.

Para conhecer mais sobre o projeto e os artistas selecionados acesse a plataforma exclusiva do Aproximando Distâncias.

Matéria escrita por
Otavio Furtado