Turismo

Parque Bondinho faz sensibilizações sobre Turismo LGBTQIA+ para seus colaboradores

Durante dois dias (27 e 28/06), o Parque Bondinho Pão de Açúcar realizou uma série de sensibilizações sobre Turismo LGBTQIA+ para seus colaboradores. Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara LGBT, apresentou os conceitos, principais tendências e boas práticas para as equipes de Front (Experiência do Visitante, Operações Teleféricas e Bilheteria), Comunicação e Cultura, Gente, Recrutamento e Seleção e Departamento Pessoal.

Como parte da implementação da gerência de Sustentabilidade e Práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança), O Parque Bondinho criou a área de Diversidade, que tem como objetivo causar impacto social positivo em todas as pessoas que se relacionam com o parque por meio de um canal de acolhimento e escuta para os grupos historicamente oprimidos. A ideia é promover educação sobre diversidade e inclusão para todos os colaboradores a fim de provocar mudanças estruturais no Parque Bondinho Pão de Açúcar.

“Essa jornada, que começou neste mês de junho com o Grupo de Afinidade – Mulheres e o Grupo de Afinidade – LGBTQIA+, já colhe bons resultados: uma equipe altamente engajada em fazer a diferença para um Parque Bondinho cada vez mais acolhedor e inclusivo. Em junho fizemos algumas ações de sensibilização como a ação em parceria com a Câmara LGBT, que fez treinamentos técnicos para as equipes sobre atendimento, comunicação, recrutamento e seleção. Nós acreditamos que, com a conscientização e a sensibilização sobre um tema tão importante, conseguimos promover a diversidade da nossa equipe e garantir um ambiente mais inspirador para todas as pessoas que se conectam conosco”, explicou Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

As sensibilizações fazem parte das contrapartidas aos associados da Câmara LGBT e tem gerado um bom engajamento junto aos colaboradores e aproximação da entidade com as empresas associadas. Além disso os encontros geram um impacto não só dentro do ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal de cada colaborador.

“A cada sensibilização que faço ganho muito com a troca que temos. Mas, além do engajamento interno com a empresa e um senso de acolhimento para os colaboradores LGBTQIA+ e de aprendizado para os aliados, é gratificante quando ao término consigo conversar com as pessoas que falam um pouco como aquele momento de troca foi importante para sua vida pessoal. Esse é o grande propósito final do trabalho que desenvolvemos junto aos nossos associados, de verdadeiramente acolher a comunidade”, comentou Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara LGBT.

Para os participantes a experiência também foi válida e agregará valor ao trabalho desenvolvido dentro da empresa. “Participei da sensibilização sobre comunicação para o público LGBTQIA+ e foi muito esclarecedor. Como minha missão é de engajar todas as pessoas colaboradoras na cultura da companhia, esse conteúdo me deu ainda mais conhecimento para compartilhar e está totalmente alinhado com o propósito da companhia de inspirar felicidade em todas as pessoas que nos conectamos”, comentou Juliana Gatti, Analista de Cultura Organizacional.