Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) recebe inscrições de filmes

É notório o crescimento de ações e atividades culturais que estão acontecendo em torno da comunidade LGBTI+ pelo país a fora proporcionando conhecimento, entretenimento e negócios. Em Goiás estão aberta as inscrições para o DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás por  meio do site: digofestival.com.br

O Festival está em sua 4º Edição e esse ano vai comemorar os 50 anos de Stonewall – “O episódio, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), teve duração de 6 dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque”.

Mais de 600 filmes com temática LGBTI+ de todo o mundo são esperados. O evento vai acontecer entre os dias 6 e 12 de junho no Cinema Lumière do Banana Shopping (Av. Araguaia, 376 – St. Central, Goiânia). O projeto conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da prefeitura de Goiânia. Serão 7 dias de debates, oficinas de curta metragem, apresentações artísticas de drag queens, mostras paralelas e reflexões por meio das diversas manifestações artísticas priorizando o cinema.

“O DIGO começou grande como um festival de artes integradas e hoje é referência do Centro-Oeste. Ele foca na questão da diversidade sexual e de gênero e proporciona aos participantes muitas informações e também formação”, explica o diretor geral Cristiano Sousa.

Segundo Sousa, essa 4º edição está repleta de filmes inéditos. “O DIGO é um filho nosso, que cresce e que traz bons frutos – pois, se tornou importante para Goiás e, especialmente, para as pessoas que participam. Os relatos são emocionantes, pois muitos deles se sentem representados pelo festival”, complementa.

As inscrições pelo site do festival são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de abril. Serão aceitos curta metragens e longa metragens. Dentre as principais exigências referem-se ao tema que precisa ser voltado para o universo LGBTI+. Os curtas precisam ter o tempo de até 25 minutos, incluindo os créditos. Todos os filmes precisam ter sido realizados a partir de 2017 e eles não podem ter sido disponibilizados na internet.

Para mais informações basta enviar e-mail para [email protected]

O tema deste ano é a História do Movimento LGBTI+ no Brasil. Como a história foi contada? Houve conquistas? Quais são as expectativas para o futuro?

Os vencedores vão levar para casa além de troféus, bolsas de estudos e prêmios para divulgarem e viabilizarem suas produções cinematográficas.

IV DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Inscrições: até o dia 20 de abril