CulturaEventos

Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO)

É notório o crescimento de ações e atividades culturais que estão acontecendo em torno da comunidade LGBTI+ pelo país a fora proporcionando conhecimento, entretenimento e negócios. Em Goiás o DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás agita a cena audiovisual da região Centro-Oeste.

O Festival está em sua 4º Edição e esse ano vai comemorar os 50 anos de Stonewall – “O episódio, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), teve duração de 6 dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque”.

Mais de 600 filmes com temática LGBTI+ de todo o mundo são esperados. O evento vai acontecer entre os dias 6 e 12 de junho no Cinema Lumière do Banana Shopping (Av. Araguaia, 376 – St. Central, Goiânia). O projeto conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da prefeitura de Goiânia. Serão 7 dias de debates, oficinas de curta metragem, apresentações artísticas de drag queens, mostras paralelas e reflexões por meio das diversas manifestações artísticas priorizando o cinema.

“O DIGO começou grande como um festival de artes integradas e hoje é referência do Centro-Oeste. Ele foca na questão da diversidade sexual e de gênero e proporciona aos participantes muitas informações e também formação”, explica o diretor geral Cristiano Sousa.

Segundo Sousa, essa 4º edição está repleta de filmes inéditos. “O DIGO é um filho nosso, que cresce e que traz bons frutos – pois, se tornou importante para Goiás e, especialmente, para as pessoas que participam. Os relatos são emocionantes, pois muitos deles se sentem representados pelo festival”, complementa.

Os vencedores vão levar para casa além de troféus, bolsas de estudos e prêmios para divulgarem e viabilizarem suas produções cinematográficas.

IV DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Quando: de 6 e 12 de junho