Cultura

Exposição ‘Dignidade Já’: celebração e resistência LGBTQIA+ em destaque no centro de São Paulo

Junho, o mês reconhecido em todo o mundo como um período de celebração da luta contra a discriminação e pela garantia dos direitos de cidadania da comunidade LGBTQIA+, traz uma exposição imperdível intitulada “Dignidade Já”. A mostra, que acontecerá a partir do dia 12/06, tem como propósito reforçar a mensagem de que a luta não se encerra no dia da Parada do Orgulho, evento agendado para o próximo domingo.

A exposição, sob curadoria do jornalista Maurício Coutinho, acontece no Shopping Light, localizado no centro de São Paulo, próximo ao Viaduto do Chá e ao Theatro Municipal. E apresenta uma coleção de fotografias produzidas pelo talentoso profissional Eli Hayasaka, retratando diversas personalidades do cenário paulistano LGBTQIA+, que desempenharam um papel crucial na luta pelos direitos da comunidade.

Além das fotografias, a exposição também exibe telas do artista plástico Rinaldo Escudeiro, conhecido por sua produção contemporânea, surrealista e inovadora, assim como “cartuns pop” do ilustrador Luciano Meskyta, originário de Belém do Pará, que reinterpretou as imagens, prestando uma homenagem às pessoas presentes na mostra.

Entre as obras expostas, encontram-se nomes selecionados devido ao seu engajamento na luta pela comunidade LGBTQIA+. Personalidades como Leão Lobo, jornalista e ator, conhecido como um dos maiores defensores dessa causa e criador do emblemático bordão “Dignidade Já”, Silvetty Montilla, Salete Campari, Ricardo Gomes, Rey Neves, Antonio Montano, Camila Prins, Sissy Girl, Thália Bombinha, Divina Núbia, Ioiô Vieira de Carvalho, Lizz Camargo, Alberto Silva, Américo Nunes, Antara Gold, Gilberto Lima e Lu Marinatti marcam presença na exposição.

Vale ressaltar que a mostra cultural contou com a consultoria da Dra. Iolanda Aparecida Mendonça, uma advogada especializada em questões LGBTQIA+, com mais de 30 anos de experiência na área do direito de família, com destaque para o direito das sucessões, o direito criminal e, nos últimos 15 anos, o direito homoafetivo, com enfoque em pós-graduações em Direito Civil, Direito Penal e Direito de Família e Sucessões.

A exposição “Dignidade Já”, que conta com a produção de Mara Porto, coordenação de J. Ivo Brasil, web design de Kátia Lopes, assessoria de Cecília Coutinho, revisão de Eli Hayasaka e apoio de Antonio Montano, apresenta ao público desde a comemoração dos 20 anos da Lei 10.948/2001, que criminaliza a homofobia e a transfobia, até as conquistas alcançadas, como o reconhecimento do direito à união estável e ao uso do nome social, além do direito à doação de sangue por parte de pessoas homossexuais, entre outras importantes conquistas para a comunidade LGBTQIA+.