Congresso Nacional é iluminado com as cores da bandeira do arco-íris

A noite de ontem, Dia do Orgulho LGBTI+, representou um importante marco. Em Brasília, pela primeira vez, o Congresso Nacional foi iluminado com as cores da bandeira do arco-íris. O pedido para a projeção veio do Brasília Orgulho, que tem por objetivo dar voz à comunidade LGBTI+, além de ser a responsável pela Parada do Orgulho na cidade – cancelada este ano devido à pandemia do Coronavírus.

Com apoio da Aliança Nacional LGBTI+ e do Cidadania, o pedido da iluminação contou também com a ajuda do Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), quem realizou o pedido e do deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE). Ao ser aprovado pela primeira-secretaria do Senado, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, também aceitou em ter o Congresso iluminado com as cores da bandeira.

“A iluminação do Congresso com as cores do arco-íris é vitória simbólica importante dos LGBTs. Representa um momento de reflexão não apenas para o público representado pela bandeira do arco-íris, mas para toda a sociedade. Tivemos muitas conquistas, mas ainda nos deparamos com casos de violência, mesmo após a decisão do STF criminalizando a homofobia. Este ano não pudemos ir às ruas nos manifestar, pedindo mais respeito, defendendo nossos direitos, mas a nossa bandeira e a nossa luta continuarão”, diz Eliseu Neto, Coordenador do Diversidade23.

O feito ocorrido na noite de ontem representa mais um passo para a luta diária em busca de direitos de cidadania à comunidade LGBTI+, tendo em vista que nenhuma lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e que todas as conquistas foram obtidas através do Judiciário, como a equiparação do crime de homofobia ao de racismo e a extinção de doação de sangue por homossexuais e transexuais.

“Esse arco-íris que iluminou o Congresso Nacional simboliza a nossa liberdade, respeito, amor e a igualdade. Sonho com o dia em que ninguém será julgado pela cor da sua pele, pela sua orientação sexual ou por qualquer outra situação que justifique violência ou preconceito”, celebrou o senador Fabiano Contarato em suas redes sociais.

Fotos enviadas por Eliseu Neto

Matéria escrita por