Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Notícias

Congresso Nacional é iluminado com as cores da bandeira do arco-íris

A noite de ontem, Dia do Orgulho LGBTI+, representou um importante marco. Em Brasília, pela primeira vez, o Congresso Nacional foi iluminado com as cores da bandeira do arco-íris. O pedido para a projeção veio do Brasília Orgulho, que tem por objetivo dar voz à comunidade LGBTI+, além de ser a responsável pela Parada do Orgulho na cidade – cancelada este ano devido à pandemia do Coronavírus.

Com apoio da Aliança Nacional LGBTI+ e do Cidadania, o pedido da iluminação contou também com a ajuda do Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), quem realizou o pedido e do deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE). Ao ser aprovado pela primeira-secretaria do Senado, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, também aceitou em ter o Congresso iluminado com as cores da bandeira.

“A iluminação do Congresso com as cores do arco-íris é vitória simbólica importante dos LGBTs. Representa um momento de reflexão não apenas para o público representado pela bandeira do arco-íris, mas para toda a sociedade. Tivemos muitas conquistas, mas ainda nos deparamos com casos de violência, mesmo após a decisão do STF criminalizando a homofobia. Este ano não pudemos ir às ruas nos manifestar, pedindo mais respeito, defendendo nossos direitos, mas a nossa bandeira e a nossa luta continuarão”, diz Eliseu Neto, Coordenador do Diversidade23.

O feito ocorrido na noite de ontem representa mais um passo para a luta diária em busca de direitos de cidadania à comunidade LGBTI+, tendo em vista que nenhuma lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e que todas as conquistas foram obtidas através do Judiciário, como a equiparação do crime de homofobia ao de racismo e a extinção de doação de sangue por homossexuais e transexuais.

“Esse arco-íris que iluminou o Congresso Nacional simboliza a nossa liberdade, respeito, amor e a igualdade. Sonho com o dia em que ninguém será julgado pela cor da sua pele, pela sua orientação sexual ou por qualquer outra situação que justifique violência ou preconceito”, celebrou o senador Fabiano Contarato em suas redes sociais.

Fotos enviadas por Eliseu Neto

Matéria escrita por
Amanda Santiago
Jornalista do Comitê de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil

Um comentário

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.