Carta de Congratulação e Solidariedade à Gol Linhas Aéreas

Ao

Presidente da Gol Linhas Aéreas – Sr. Paulo Kakinoff e

À Diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade – Sra. Loraine Ricino

Carta de Congratulação e Solidariedade à Gol Linhas Aéreas

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil enaltece o compromisso da GOL Linhas Aéreas com o turismo inclusivo e o respeito à diversidade expressados recentemente com post em suas redes sociais sobre a celebração do Dia Mundial do Turismo LGBTQ+.

Criado para conscientizar sobre a importância de tornar o turismo uma atividade mais inclusiva, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ foi celebrado pela primeira vez no dia 10 de agosto de 2020 com apoio da Câmara LGBT. O suporte de empresas do segmento, como a GOL Linhas Aéreas, é de suma importância para promover o debate e disseminar a necessidade de que toda a sociedade atue para que possamos ter um turismo cada vez mais receptivo em toda a sua diversidade.

Lembramos que, segundo dados da pesquisa LGBT Travel Market, promovido anualmente pela Consultoria Out Now/WTM, o turismo LGBT movimentou USD 218,7 bilhões em 2018. Portanto, ignorar este segmento é, além de discriminatório, uma atitude que não vislumbra as oportunidades que uma empresa inclusiva e diversa pode alcançar. Mais que isso, ao depararmos com um espaço de grande repercussão de uma empresa como a GOL Linhas Aéreas celebrando o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+, percebemos o compromisso da empresa com as questões sociais e o respeito a diversidade.

Contudo, não pudemos deixar de observar que, infelizmente, o espaço também foi usado por pessoas que não comungam da ideia de diversidade e não entendem a importância de ações como a celebração do Dia Mundial do Turismo LGBTQ+. Gostaríamos então de reafirmar nosso agradecimento a GOL Linhas Aéreas e nos solidarizar com todos os colaboradores da empresa e toda a comunidade LGBT que tenha se sentido atingida e ofendida pelas mensagens de alguns usuários das redes sociais. Enaltecemos a postura da GOL Linhas Aéreas em ter se mantido firme no propósito do post, demonstrando ser verdadeiramente uma empresa inclusa e diversa, ao não retirar o post do ar.

Lembramos aos usuários que fizeram ataques direcionados a comunidade LGBT que o Supremo Tribunal Federal considera a LGBTfobia crime e que, portanto, muitos comentários desrespeitam a decisão da suprema corte brasileira e podem ser considerados crime.

Parabéns, GOL Linhas Aéreas pela postura e exemplo! Aproveitamos para renovar nossa consideração da mais elevada estima.

Ricardo Gomes