Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Notícias

Calendário da Diversidade reúne os principais marcos da diversidade e inclusão

Mais um ano começando e para você não perder nenhuma data importante de 2021 a Mais Diversidade, maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina e associado da Câmara LGBT, preparou o Calendário da Diversidade, que reúne datas importantes relacionadas à diversidade e a inclusão.

O guia exclusivo reúne os principais marcos nacionais e internacionais, e auxilia na educação e abordagem de diversos temas inclusivos, como forma de celebrar e entender a relevância e a história por trás de cada data. Confira algumas das celebrações a seguir. 

  •         25 de janeiro: Dia Nacional Da Visibilidade Das Pessoas Travestis e Trans.

A data surgiu após a primeira campanha contra a transfobia, em 2004, em uma ação promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O objetivo é ressaltar a importância do movimento trans, e marca a luta cotidiana por direitos e reconhecimento dos travestis e transexuais na sociedade. 

  •         17 maio: Dia Internacional Contra a Lgbtfobia.

A data celebra o importante dia em que a homossexualidade foi retirada do catálogo de doenças da Organização Mundial da Saúde, em 1990. 

  •         28 de junho: Dia Internacional Do Orgulho Lgbt

No dia 28 de junho de 1969, em Nova York, iniciava a Revolução de Stonewall, após uma série de retaliações da polícia contra frequentadores do bar Stonewall Inn. Neste dia, foi realizada a primeira Parada Gay, nos Estados Unidos, e inspirou diversas mobilizações no mundo todo contra o preconceito e a homofobia. 

  •         10 de outubro: Dia Mundial Da Saúde Mental

A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, buscando a conscientização para transtornos mentais, considerados pela OMS como prioridade. 

  •         3 de dezembro: Dia Internacional Da Pessoa Com Deficiência

Criada em 1992, a data propõe a reflexão e a busca por ações para melhorar e garantir uma boa qualidade de vida para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

Essas são só algumas das 69 datas que você vai encontrar no Calendário da Diversidade. Quer saber mais? Então acesse o link e confira essas e outras datas relevantes que merecem ser lembradas e celebradas por todes!

Matéria escrita por Camilla Costa
Comitê de Comunicação da Câmara LGBT

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.