Diretor de Turismo faz balanço da participação na World Pride

A convite da organização de Copenhagen 2021 e do Governo Dinamarquês, Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara de Comércio e Turismo, integrou a delegação brasileira que participou da World Pride, entre os dias 14 e 22 de agosto.

Ao longo dos dias Otavio participou junto com a delegação brasileira do Human Rights Forum, onde ocorreu uma série de debates e palestras a respeito de direitos LGBTI+. Além de absorver experiências e ideias fundamentais para a nossa comunidade, durante o evento foi possível fazer networking para apresentar o trabalho da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e estabelecer pontes para nossos associados.

“Foi uma honra representar a Câmara LGBT em um dos mais importantes eventos LGBTI+ do mundo. Em uma semana pude participar de uma série de encontros e levar não só o nome da nossa entidade, mas também todos nossos associados ao conhecimento de entidades e organizações importantes”, comentou nosso Diretor de Turismo.

Otavio Furtado, Diretor da Câmara LGBT, na abertura do Human Rights Forum

A importância da Câmaras de Comércio e como elas podem aumentar a inclusão social da comunidade LGBTI+ foi inclusive tema de um dos debates promovidos ao longo da programação do Human Rights Forum. Além de ter participado, Otavio pôde trocar experiências com Câmaras de Comércio de toda Europa e estreitar relacionamento com as coirmãs.

“O Programa Fornecedores Diversos, que lançamos recentemente no Brasil foi o grande destaque desse painel. Foi muito bom poder trocar experiência com Câmaras que já desenvolvem esse projeto há mais tempo e ver o potencial que temos de contribuir com a comunidade LGBTI+ a partir do fomento ao empreendedorismo”, analisou Otavio.

Outro ponto de destaque foi a aproximação com os organizadores da próxima World Pride, que acontecerá em fevereiro de 2023 na cidade australiana de Sydney. Para Otavio foi a abertura de um diálogo para o auxílio na promoção do evento para o mercado brasileiro e a possibilidade de gerar negócios para nossos associados.

Junto com a delegação brasileira, Otavio Furtado ainda foi recebido na Embaixada Brasileira na Dinamarca pelo Ministro Consular Carlos Henrique Moscardo de Souza que ouviu as demandas dos representantes das entidades nacionais. A promessa é que o mesmo encaminhe as solicitações ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Diretor de Turismo da Câmara LGBT entrega nosso azulejo ao Ministro Consular Carlos Henrique Moscardo de Souza

Além disso, a delegação brasileira promoveu dois encontros. O primeiro reuniu representantes de grandes organizações LGBTI+ do mundo para conhecer a realidade da comunidade LGBTI+ brasileira e auxiliar com troca de experiência de como acessar aceleradores de projetos e investidores internacionais. Por fim, um encontro com representantes latino-americanos construiu pontes para que as entidades atuem de forma conjunta a fim de auxiliar a situação da população LGBTI+ em toda região.

“Foi de suma importância a construção de pontes com entidades internacionais e também a aproximação com as outras entidades brasileiras que compuseram a delegação brasileira. Tenho certeza que saímos da World Pride com contatos importantes para o desenvolvimento dos projetos da Câmara e de nossos associados”, concluiu Otavio Furtado.

Câmara LGBT participou de uma série de encontros com entidades internacionais durante a World Pride