A importância da diversidade e inclusão na cadeia de suprimentos é tema do primeiro painel da Conferência de Empresas

Uma conversa importante e mais do que essencial, aquele assunto que deveria ser obrigatório em todas as empresas: a diversidade na cadeia de suprimentos nas grandes empresas foi o tema do primeiro painel do último dia da 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT foi sobre como posicionar o destino LGBT. O papo contou com a presença de Robert Suquet, Procurement Director da Latin America Corteva, Marcos Domingues, Procurement Manager da Jhonson & Jhonson, com mediação de Ricardo Gomes.

Para entender melhor o significado da cadeia de suprimentos, é preciso compreender que cada etapa da produção de uma empresa ou indústria precisa estar em harmonia, com todos os processos alinhados desde os fornecedores até o produto final para o cliente. Portanto, essa cadeia é de extrema importância para o desenvolvimento do negócio, e para Domingues é importante que ““não deixem de olhar para o ecossistema e para a rede que alimenta a empresa”.

Marcos trabalha na Jhonson & Jhonson e lidera a frente de diversidade e inclusão dos fornecedores na cadeia de valor. O programa corporativo da empresa começou há mais de 20 anos nos Estados Unidos, onde tem uma grande força, e conseguiu se expandir para mais de 15 outros países, incluindo o Brasil. Segundo Domingues, a jornada da diversidade ainda está amadurecendo, colhendo frutos de médio e longo prazo. “Todos os fornecedores são tratados de forma igual, e a gente preza para dar oportunidades iguais aos fornecedores”, completa. Além disso, Marcos pontua a importância de olhar para todas as etapas do processo da empresa, já que “a diversidade da Jhonson & Jhonson faz parte do nosso dia a dia, os fornecedores também são os clientes da empresa”.

O painel ainda contou com a importante participação de Justin Nelson, o CEO e cofundador da NGLCC, a Câmara LGBT dos Estados Unidos e a mais experiente no trabalho de credenciamento e capacitação das empresas. NGLCC trabalha com mais de 300 multinacionais que procuram acrescentar negócios LGBT à sua cadeia de suprimentos, dedicados a comprar produtos e serviços de empresas LGBT. Nelson ainda pontuou uma grande oportunidade para os empresários brasileiros: “Através da sua parceria com a Câmara LGBT brasileira, e a parceria desta com a NGLCC Global, você pode se tornar um fornecedor internacional registrado para que as companhias multinacionais possam lhe buscar”.

“O que desenvolvemos com a Câmara é a preparação para o mercado e, juntos, desenvolvemos novas soluções para as dificuldades”, comenta Robert, que complementa a importância da inovação, agilidade e qualidade nos negócios e na busca pela inclusão e diversidade. Ainda segundo Suquet, a jornada de inclusão não pode ser isolada, e precisa estar em harmonia com os valores da empresa.

Ricardo finaliza com a célebre frase “diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar”, concluindo que é as possibilidades existem, mas que é preciso trabalhar juntos para que seja possível construir uma sociedade melhor para implementar as possibilidades para os empresários LGBT não só no Brasil mas em todo o mundo.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT tem como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Como Destino Convidado Internacional, Jungfrau, na Suíça. Já o Destino Nacional Convidado é o estado de São Paulo. Os patrocinadores são a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Entre os apoiadores do evento estão: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Nos Apoios Institucionais são: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O mídia partner do evento é o Panrotas e as câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Entre os agradecimentos: Centro Cultural da Diversidade, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e Sebrae.

Matéria escrita por Camilla Costa – Comitê da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT do Brasil