COMPARTILHAR

Acostumada a receber todos os perfis de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, a hotelaria de São Paulo anda de mãos dadas com o mercado GLS. Essa aproximação se traduz na oferta crescente de pacotes especiais para eventos como Carnaval, Parada Gay, shows e festivais de música e cinema. A cada ano, surgem mais hotéis interessados em criar promoções direcionadas, a fim de aproveitar as oportunidades de negócios desse segmento do turismo. Uma das estratégias desses pacotes, por exemplo, é incluir entradas em clubes noturnos, bem como dar orientações personalizadas sobre a programação cultural e de lazer da cidade.

A indústria do turismo em São Paulo tenta acompanhar a forte tendência mundial de respeito à diversidade. A inspiração vem de países com mais tradição e investimentos nesse mercado, como Espanha, França, Alemanha e Holanda. Por lá, hotéis criam anúncios exclusivos para o turista gay, sem receios de ouvir queixas de hóspedes mais conservadores. Também treinam seu pessoal para entender melhor as necessidades de seus clientes, evitando gafes como a de encaminhar um casal do mesmo sexo a uma suíte com duas camas de solteiro ou perguntar sorrindo se é necessário um exemplar da Bíblia no criado-mudo.

No passado, era forte a pecha de que um pacote GLS era “turismo sexual disfarçado”. Empreendimentos bem-sucedidos nesse ramo descobriram, porém, que o principal chamariz é a localização de fácil acesso, aliada ao justo preço dos serviços. Também é valorizado o capricho nos detalhes, como decoração de bom gosto dos quartos, variedade de canais de TV, jornais e revistas, boa estrutura da sala de fitness e opções de horários do café-da-manhã para noctívagos. Há turistas que só se hospedam em locais próximos a shoppings, centros culturais ou até abrigos para seus cães e gatos.

Outro mito é a disposição dos gays para gastos exorbitantes. Existem esses casos, mas são exceções. Agências de turismo com foco nessa fatia do mercado já detectaram o gosto por viagens na baixa estação, quando os pacotes são mais baratos e os lugares estão menos lotados, com preços mais realistas. Também são vistos como simpáticos hotéis, restaurantes e bares que disponibilizam cupons de descontos, cartões-postais e flyers de festas GLS. É um sinal de gentileza e dedicação aos interesses diferenciados de seus hóspedes, sem doer no bolso nem na consciência.

Se hospede em um dos nossos hotéis associados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here