Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Turismo

Câmara marca presença no lançamento da União Latino-Americana de Economia Diversa – ULED

No dia 14/09/2018, na Sala Reinaldo Gargano do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, em Montevidéu, se reuniram os presidentes das Câmaras de Comércio e Associações de Negócios LGBT dos principais países latino-americanos e Caribe para o ato solene de criação da União Latino Americana de Economia Diversa – ULED.

Várias entidades do continente Latino-Americano e do Caribe farão parte da ULED, porém as primeiras signatárias que assinaram o documento de criação da entidade foram representantes do Brasil, Colômbia, México, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

Estiveram em Montevideo assinando o documento de fundação da ULED: Ricardo Gomes – Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Felipe Cárdenas – Presidente da Câmara de Comerciantes LGBT da Colômbia, César Casas – Presidente da Federação Mexicana de Empresários LGBT+, Hernán Aguilar – Presidente da Câmara de Comércio Inclusiva do Paraguai, Jimmy González – Presidente da Câmara de Comércio LGBT da República Dominicana, Adrián Russo – Presidente da Câmara de Comércio & Negócios LGBT do Uruguai, além de Justin Nelson           – Presidente da NGLCC – National LGBT Chamber Of Commerce que assinou o documento na qualidade de entidade observadora.

O evento contou ainda com apoio e presença do poder público uruguaio como a Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Indústria, Minas e energia, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Turismo, Intendência de Montevidéu e Maldonado.

Para Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT do Brasil a ULED é de suma importância para o fortalecimento da região. O continente latino-americano e o Caribe formam a região de maior concentração de Câmaras de Comércio LGBT e entidades afins no planeta. “Somos a região mais importante em termos de representação de Câmaras LGBT, o que certamente significa que somos o bloco mais forte do globo e desta forma resolvemos nos unir na ULED para ampliar nossa força, representatividade e para desenvolvermos um trabalho conjunto onde as entidades signatárias vão fortalecer os países que fazem parte do bloco. Vamos trabalhar conjuntamente compartilhando expertises, melhores práticas, experiências, projetos, parceiros e consequentemente mostrando a força da América Latina e do Caribe enquanto região mais representativa em termos de organizações LGBT”, afirma o executivo.

Os signatários reafirmaram o compromisso com a consolidação de um bloco regional (América Latina e Caribe) com a proposta de estabelecer um marco regulatório com relação aos mecanismos de cooperação e intercâmbio entre as partes primando sempre por estratégias para promover a inclusão e incentivar a diversidade nas economias desses países, reduzindo assim os atos de discriminação e garantindo o empoderamento econômico para as pessoas LGBT da América Latina e Caribe.

ÁREAS DE TRABALHO da ULED

Turismo – As organizações membros da União Latino-Americana da Economia da Diversidade trabalharão conjuntamente no desenvolvimento de destinos turísticos, bem como na co-promoção destes nos países da rede.

Criação de espaços livres de discriminação – As organizações membros da ULED trabalharão pela diversidade e inclusão nas empresas internamente com seus funcionários e externamente com seus clientes e atos filantrópicos.

Empregabilidade de diversos talentos – As organizações membros da ULED promoverão a criação de empregos em ambientes de trabalho inclusivos.

Internacionalização dos benefícios de suas afiliadas – Afiliados às Câmaras de Comércio LGBT + signatários podem obter o apoio de qualquer Câmara em outro país sem custo para a aproximação de potenciais parceiros de trabalho, bem como para viagens ou missões empresariais.

Intercâmbio de programas e melhores práticas – Os signatários concordam em compartilhar suas melhores práticas, conhecimentos e programas para fortalecer suas organizações

Pesquisa e criação de suprimentos – Também concorda em trabalhar em conjunto para coletar informações e pesquisas que permitam conhecer as realidades locais, além de poderem ser contrastadas com as de outros países e, assim, criar relatórios, estatísticas e material educacional.

A ULED terá sua primeira reunião em Bogotá na Colômbia no dia 31/10/2018, dia que antecede o evento We Trade – Feira de Oportunidades e Negócios Diversos promovida pela Câmara de Comerciantes LGBT da Colômbia. Na ocasião também será assinado o acordo de cooperação entre as Câmaras da Colombia e do Brasil.

A primeira reunião de 2019 da ULED está agendada para 6/05/2019, em São Paulo, dia da Abertura da 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT promovida pela Câmara LGBT do Brasil, onde estarão presentes os presidentes das entidades signatárias da ULED.

Convênios entre Brasil e outros Países
Apesar de ULED ser um bloco que congregue Câmaras LGBT como signatários, a Câmara LGBT do Brasil tem uma política que é anterior à formação da ULED que é de ter acordo de cooperação firmado entre entidades que tem objetivos comuns. Desta forma mantém acordos assinados com várias entidades do Brasil e até com poder público, como é o caso do acordo de cooperação técnica assinado este ano em maio com a Embratur e com o Ministério do Turismo, por 5 anos, com o objetivo de promover o turismo LGBTI+ nacional dentro e fora das fronteiras brasileiras.

Seguindo este princípio a Câmara LGBT do Brasil representada pelo seu presidente passou pelo Chile antes de seguir para o Uruguai para a criação da ULED e firmou acordo de Cooperação técnica a Câmara de Comércio, Turismo e Diversidade do Chile em um evento na embaixada do Brasil em Santiago com a presença e apoio do Embaixador do Brasil no Chile Carlos Duarte. O evento também foi apoiado pelo presidente da Câmara Chileno-Brasileira de Comércio (CCBC) e representantes da Avianca e Sky Airlines.

A Câmara LGBT do Brasil aproveitou a cerimônia de criação da ULED em Montevidéu e firmou acordo de cooperação com a Federacão Mexicana de Empresarios LGBT+, Câmara de Comércio inclusiva do Paraguai, Câmara de Comércio LGBT da República Dominicana e renovou o acordo com a Câmara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguai.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.