COMPARTILHAR
A partir da esquerda: Hernán Aguilar, presidente da Câmara de Comercio inclusiva do Paraguai, Justin Nelson, presidente da National LGBT Chamber Of Commerce (USA), Felipe Cárdenas, presidente da Câmara de Comerciantes LGBT de Colômbia, Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Embaixador Carlos Amorín, Diretor Geral do Ministério da relações Exteriores do Uruguai, Adrián Russo, presidente da Câmara de Comercio & Negócios LGBT do Uruguai, César Casas, presidente da Federação Mexicana de Empresários LGBT+ e Jimmy González, presidente da Câmara de Comárcio LGBT da República Dominicana

No dia 14/09/2018, na Sala Reinaldo Gargano do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, em Montevidéu, se reuniram os presidentes das Câmaras de Comércio e Associações de Negócios LGBT dos principais países latino-americanos e Caribe para o ato solene de criação da União Latino Americana de Economia Diversa – ULED.

Várias entidades do continente Latino-Americano e do Caribe farão parte da ULED, porém as primeiras signatárias que assinaram o documento de criação da entidade foram representantes do Brasil, Colômbia, México, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

Estiveram em Montevideo assinando o documento de fundação da ULED: Ricardo Gomes – Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Felipe Cárdenas – Presidente da Câmara de Comerciantes LGBT da Colômbia, César Casas – Presidente da Federação Mexicana de Empresários LGBT+, Hernán Aguilar – Presidente da Câmara de Comércio Inclusiva do Paraguai, Jimmy González – Presidente da Câmara de Comércio LGBT da República Dominicana, Adrián Russo – Presidente da Câmara de Comércio & Negócios LGBT do Uruguai, além de Justin Nelson           – Presidente da NGLCC – National LGBT Chamber Of Commerce que assinou o documento na qualidade de entidade observadora.

O evento contou ainda com apoio e presença do poder público uruguaio como a Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Indústria, Minas e energia, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Turismo, Intendência de Montevidéu e Maldonado.

Para Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT do Brasil a ULED é de suma importância para o fortalecimento da região. O continente latino-americano e o Caribe formam a região de maior concentração de Câmaras de Comércio LGBT e entidades afins no planeta. “Somos a região mais importante em termos de representação de Câmaras LGBT, o que certamente significa que somos o bloco mais forte do globo e desta forma resolvemos nos unir na ULED para ampliar nossa força, representatividade e para desenvolvermos um trabalho conjunto onde as entidades signatárias vão fortalecer os países que fazem parte do bloco. Vamos trabalhar conjuntamente compartilhando expertises, melhores práticas, experiências, projetos, parceiros e consequentemente mostrando a força da América Latina e do Caribe enquanto região mais representativa em termos de organizações LGBT”, afirma o executivo.

Os signatários reafirmaram o compromisso com a consolidação de um bloco regional (América Latina e Caribe) com a proposta de estabelecer um marco regulatório com relação aos mecanismos de cooperação e intercâmbio entre as partes primando sempre por estratégias para promover a inclusão e incentivar a diversidade nas economias desses países, reduzindo assim os atos de discriminação e garantindo o empoderamento econômico para as pessoas LGBT da América Latina e Caribe.

ÁREAS DE TRABALHO da ULED

Turismo – As organizações membros da União Latino-Americana da Economia da Diversidade trabalharão conjuntamente no desenvolvimento de destinos turísticos, bem como na co-promoção destes nos países da rede.

Criação de espaços livres de discriminação – As organizações membros da ULED trabalharão pela diversidade e inclusão nas empresas internamente com seus funcionários e externamente com seus clientes e atos filantrópicos.

Empregabilidade de diversos talentos – As organizações membros da ULED promoverão a criação de empregos em ambientes de trabalho inclusivos.

Internacionalização dos benefícios de suas afiliadas – Afiliados às Câmaras de Comércio LGBT + signatários podem obter o apoio de qualquer Câmara em outro país sem custo para a aproximação de potenciais parceiros de trabalho, bem como para viagens ou missões empresariais.

Intercâmbio de programas e melhores práticas – Os signatários concordam em compartilhar suas melhores práticas, conhecimentos e programas para fortalecer suas organizações

Pesquisa e criação de suprimentos – Também concorda em trabalhar em conjunto para coletar informações e pesquisas que permitam conhecer as realidades locais, além de poderem ser contrastadas com as de outros países e, assim, criar relatórios, estatísticas e material educacional.

A ULED terá sua primeira reunião em Bogotá na Colômbia no dia 31/10/2018, dia que antecede o evento We Trade – Feira de Oportunidades e Negócios Diversos promovida pela Câmara de Comerciantes LGBT da Colômbia. Na ocasião também será assinado o acordo de cooperação entre as Câmaras da Colombia e do Brasil.

A primeira reunião de 2019 da ULED está agendada para 6/05/2019, em São Paulo, dia da Abertura da 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT promovida pela Câmara LGBT do Brasil, onde estarão presentes os presidentes das entidades signatárias da ULED.

Convênios entre Brasil e outros Países
Apesar de ULED ser um bloco que congregue Câmaras LGBT como signatários, a Câmara LGBT do Brasil tem uma política que é anterior à formação da ULED que é de ter acordo de cooperação firmado entre entidades que tem objetivos comuns. Desta forma mantém acordos assinados com várias entidades do Brasil e até com poder público, como é o caso do acordo de cooperação técnica assinado este ano em maio com a Embratur e com o Ministério do Turismo, por 5 anos, com o objetivo de promover o turismo LGBTI+ nacional dentro e fora das fronteiras brasileiras.

Seguindo este princípio a Câmara LGBT do Brasil representada pelo seu presidente passou pelo Chile antes de seguir para o Uruguai para a criação da ULED e firmou acordo de Cooperação técnica a Câmara de Comércio, Turismo e Diversidade do Chile em um evento na embaixada do Brasil em Santiago com a presença e apoio do Embaixador do Brasil no Chile Carlos Duarte. O evento também foi apoiado pelo presidente da Câmara Chileno-Brasileira de Comércio (CCBC) e representantes da Avianca e Sky Airlines.

A Câmara LGBT do Brasil aproveitou a cerimônia de criação da ULED em Montevidéu e firmou acordo de cooperação com a Federacão Mexicana de Empresarios LGBT+, Câmara de Comércio inclusiva do Paraguai, Câmara de Comércio LGBT da República Dominicana e renovou o acordo com a Câmara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here