Turismo de Luxo e a Comunidade LGBT são temas do painel no primeiro dia da 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT

O painel Turismo de Luxo da 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT desta terça-feira (17) contou com a participação de André Raynaud e Simon Mayle, além da mediação de Simone Scorsato.

O Turismo de luxo começa no primeiro contato com o cliente, e vai desde os pequenos detalhes até a garantia da excelência na hospedagem. Para Simone, o mercado de luxo é mais do que um segmento; ele é uma gestão de trabalho, que precisa estar preparado para receber os turistas LGBTs. Para Mayle, este turista é um “consumidor com muita curiosidade para conhecer o mundo e as diferentes culturas dos lugares”, e estatisticamente gasta muito em viagens. Por isso, o turismo de luxo precisa entregar ao seu cliente aquilo que ele espera; os profissionais precisam estar preparados e treinados para conseguir atender os hóspedes da melhor forma, e atingir a superação de expectativa que ele tanto procura.

André Raynaud pontua que essa capacitação é um lenta e trabalhosa, “um trabalho de formiguinha”, como ele mesmo classifica. E Raynaud ainda destaca o ótimo trabalho da Câmara LGBT em compartilhar o conhecimento e capacitar os profissionais do turismo a receberem o público LGBT da melhor forma. Para ele, essa capacitação precisa ser feita desde o início da cadeia de serviços, desde o guia até o assessor, de uma ponta a outra.  Isso evita com que ocorra gafes que são muito conhecidas pelos hóspedes, em que algum funcionário tenta ser simpático e acaba falando algo inapropriado para o cliente. Além disso, essa capacitação também precisa contar com algo muito importante: a diversidade. E, para Simon, a diversidade precisa começar dentro da empresa.

No turismo de luxo LGBT também é preciso levar em conta todos os públicos. É preciso estar preparado para levar ao hóspede a melhor experiência, mas também aquela que mais se encaixa dentro das suas expectativas e personalidades. Uma pessoa solteira procura diferentes passeios e locais de uma família ou casal de férias. Além disso, é preciso considerar que o turista LGBT, segundo Raynaud, vai procurar arte, história, bons restaurantes, e cabe as agências de turismo de luxo atender aos seus interesses. Por isso, como pontua Mayle, “o papel da agência de viagens é fundamental”, já que leva a confiança e a comodidade que o turista tanto procura.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT tem como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Como Destino Convidado Internacional, Jungfrau, na Suíça. Já o Destino Nacional Convidado é o estado de São Paulo. Os patrocinadores são a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Entre os apoiadores do evento estão: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Nos Apoios Institucionais são: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O mídia partner do evento é o Panrotas e as câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Entre os agradecimentos: Centro Cultural da Diversidade, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e Sebrae.

Matéria escrita por Camilla Costa – Comitê da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT do Brasil