RioCVB Rio fecha parceria com associação de correspondentes estrangeiros

Com o objetivo de reforçar a atuação no exterior e incentivar pautas positivas sobre o Rio de Janeiro, o Rio Convention & Visitor Bureau (Rio CVB) deu mais um passo na divulgação da cidade para o turismo internacional. A entidade firmou uma parceria com a Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) para valorizar a imagem do destino turístico fora do Brasil.

O intuito é aumentar a visibilidade do Rio de Janeiro ao buscar pautas positivas sobre a cidade e facilitar o trabalho dos correspondentes estrangeiros. O acordo vai permitir a realização de parcerias com hotéis, restaurantes e atrações turísticas associados ao Rio CVB a fim de criar experiências únicas para jornalistas de outros países. O acordo foi assinado entre o presidente e a diretora-executiva da fundação, Carlos Werneck e Roberta Werner, e o presidente da ACIE, Edmar Figueiredo.

“Estamos vivendo um momento de otimismo, depois de dois anos de impactos no turismo por causa da pandemia. Sabemos que, muitas vezes, as notícias sobre o Rio de Janeiro que chegam lá fora nem sempre mostram a nossa cidade como ela merece! Por isso, acreditamos que há um grande potencial nesta parceria, num momento em que o Rio tem tantos eventos internacionais programados para este ano. Queremos que a cidade volte a ser um dos principais destinos turísticos para os estrangeiros”, afirmou o presidente-executivo do Rio Convention Bureau, Carlos Werneck.

A parceria acontece em um momento de retomada do setor, fortemente afetado pela pandemia. Depois de dois anos, o turismo interno já alcança os patamares anteriores a 2020, mas o retorno das viagens internacionais caminha em ritmo mais lento. A média mensal de desembarques internacionais no Brasil em 2021 foi de 160 mil passageiros, resultado puxado por dezembro que registrou 500 mil desembarques. Antes da pandemia, esse número passava de 1 milhão por mês, segundo dados do Ministério do Turismo.

“Neste momento de retomada pós-pandemia, aumentar a visibilidade e valorizar a boa imagem da cidade do Rio de Janeiro, do estado do Rio e do Brasil como um todo no exterior é muito importante. E os Correspondentes Estrangeiros sediados no país, a maioria morando no Rio, querem colaborar com isso. Por isso, na medida em que nosso dia a dia de cobertura de todo tipo de acontecimento deste país continental permitir, estaremos presentes para dar nossa pequena, mas valiosa contribuição, para melhorar a imagem da cidade maravilhosa cada vez mais”, disse o presidente da ACIE, Edmar Figueiredo.

Entre as iniciativas do Rio CVB para fomentar a promoção do Rio de Janeiro para os turistas estrangeiros no país está a abertura de dois escritórios, nos Estados Unidos e na Europa. Em agosto, será a vez da América Latina receber a representação comercial da entidade. Os escritórios serão responsáveis pela realização de ações de promoção da cidade, participação em feiras e eventos voltados para o segmento e apoio aos mantenedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.