Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2020 no drive-in

O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema (RioFGSC) chega ao nono ano levando 12 filmes LGBTQI+ de ficção, documentário e animação, em longa e curta-metragem para o Drive-in das Artes.

O festival é marcado pela estreia no Rio do longa Rainha da Lapa, que conta a história de vida da ativista Luana Muniz, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O filme realizado pelo diretor e produtor americano, Theodore Collatos e pela diretora e produtora brasileira, Carolina Monnerat, foi premiado em diversos festivais de cinema, entre eles o NewFest de Nova York.

Onze filmes brasileiros e internacionais da Espanha, EUA, França e Holanda serão exibidos em dois programas de curtas do festival: Curtas LGBTQI+ 1 e Curtas LGBTQI+ 2. O francês Les Saints de Kiko mostra Kiko, uma ilustradora japonesa, que fica dominada por uma estranha inspiração, espionar um casal gay na praia que a levará para um encontro que mudará sua vida e quebrará suas regras sociais. A animação Carne co-produzida por Brasil e Espanha, narra histórias íntimas e pessoais de cinco mulheres que compartilham suas experiências em relação ao corpo, desde a infância até a velhice. Já a estreia do holandês Father Figure, o fundador da Kiki House, Guilliano explica: “ser negro e gay significa ter dois ataques contra você”. Nesta narrativa, ele e seus amigos compartilham experiências pessoais de homofobia, racismo, marginalização na vida cotidiana e Voguing!

eguindo todos os protocolos de segurança atuais, o RioFGSC acontecerá no dia 11 de agosto de 2020 às 17h30, 20h e 22h no Drive-in das Artes, que fica na Cidade das Artes – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A venda dos ingressos acontece somente online. A programação completa está aqui no riofgsc.com.br

Assista a vinheta do festival abaixo. Buzine muito no drive-in, mostre todo o seu orgulho!

SESSÃO DE 17H30 – CURTAS LGBTQI+ 1
Duração total da sessão: 1h 40min
Filmes: Father Figure (Holanda); Vinde Como Estais (Brasil); Dudillas (Espanha); Bonde (Brasil); Carne (Brasil e Espanha); As Rendas de Dinho (Brasil).

SESSÃO DE 20H – CURTAS LGBTQI+ 2
Duração total da sessão: 1h 38min
Filmes: Les Saints de Kiko (França); Piu Piu (Brasil); Eat the Rainbow (EUA); Minha História é Outra (Brasil); Ruth (Brasil).
Classificação indicativa: Não recomendado para menopres de 18 anos.

SESSÃO DE 22H – LONGA “RAINHA DA LAPA”
Duração total da sessão: 1h 13min
Filme: Rainha da Lapa (Brasil e EUA)

RIO FESTIVAL DE GÊNERO & SEXUALIDADE NO CINEMA 2020
Data: 11 de agosto de 2020, terça-feira;
Horário das Sessões: 17h30, 20h e 22h;
Local: Drive-in das Artes (Cidade das Artes – Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro);
Preço do ingresso: R$ 80,00 (para 1 carro);
Link direto de venda dos ingressos:
Sessão de 17h30 – https://bit.ly/2CN1L0y
Sessão de 20h – https://bit.ly/2BaAFzZ
Sessão de 22h – https://bit.ly/3fKuLoj

Classificação indicativa do festival: Não recomendado para menores de 18 anos.
Os filmes internacionais serão exibidos com legendas em português.

Matéria escrita por
Otavio Furtado
Diretor de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil

Um comentário

1. Marisa Manfredini Marisa Manfredini

Boa noite.
    Importante trabalho que vocês realizam, parabéns.
    Gostaria de receber informações da programação.