Rio Convention Bureau passa a contar com representações comerciais no exterior

Para ampliar a atuação no exterior e incentivar a vinda de turistas estrangeiros ao Rio de Janeiro, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) abriu dois escritórios, nos Estados Unidos e na Europa. As bases são em Orlando, com ações que englobam os EUA, e na Inglaterra, com atuação em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Em agosto, será a vez da América Latina receber a representação comercial do Rio Convention Bureau, instalada em Buenos Aires.

O objetivo é fomentar o turismo internacional, que caminha de forma mais lenta do que o fluxo de turistas domésticos neste período pós-pandemia. Em 2021, os desembarques internacionais no Brasil tiveram uma média mensal de 160 mil pessoas, resultado puxado por dezembro que registrou 500 mil desembarques. Antes da pandemia, esse número passava de 1 milhão por mês, segundo dados do Ministério do Turismo.

“O mercado internacional tem uma grande relevância na receita turística, tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro. Antes da pandemia, as viagens internacionais injetaram US$ 6 bilhões na economia brasileira. O retorno dos estrangeiros já está acontecendo, mas precisamos atuar para comunicar ainda melhor a cidade para os países emissores. O Rio Convention Bureau está sempre presente nos principais eventos do setor em diversos países, mas acreditamos que a abertura dos novos escritórios vai fortalecer muito esse trabalho”, afirmou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

Os novos escritórios internacionais foram anunciados aos mantenedores do Rio CVB em reunião Hotel Othon, quando também foi apresentado o balanço das atividades da entidade no primeiro trimestre. Na Europa, o Rio Convention Bureau firmou parceria com a Bossa Brazil, que possui mais de 15 anos de experiência em representação comercial internacional, com foco no aumento de visibilidade, promoção e negócios. Já nos Estados Unidos, a representação comercial ficará a cargo do JHR Group, especializado no setor de turismo na América do Norte.

A representação comercial será responsável pela realização de ações de promoção do Rio de Janeiro como destino turístico para os mercados emissores, que serão intensificadas com o objetivo de atrair tanto o turista de negócios como o de lazer. Além disso, os escritórios vão representar o Rio CVB em feiras e eventos voltados para o segmento. As novas bases servirão ainda de apoio aos mantenedores da fundação em atividades realizadas no exterior.