Ricardo Sales, da Mais Diversidade, conclui programa de inovação da Human Rights Campaign

Ricardo Sales, sócio da consultoria Mais Diversidade, associada da Câmara LGBT, concluiu a sua participação como representante brasileiro no quinto encontro anual Global Innovative Advocacy Summit da Human Rights Campaign, principal organização de defesa dos direitos LGBTI+ nos Estados Unidos.

Durante três meses, Sales teve a oportunidade de trocar experiências com outros 30 defensores da causa LGBTI+ de todo mundo, além de desenvolver uma rede para o fortalecimento do movimento. “A possibilidade de troca com pessoas que vêm de de realidades tão distintas foi o maior destaque. Isso fortalece a nossa atuação e ajuda a ter uma compreensão mais ampla do que acontece em outras regiões”, comentou Ricardo. Pela primeira vez, o programa teve que ser feito online por conta da pandemia da Covid-19.

Além de aumentar a rede de atuação, abrindo novas possibilidades para construir projetos da Mais Diversidade, maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, para Ricardo a grande motivação de ter participado é poder compartilhar essas experiências com mais pessoas, não só através de seu trabalho de consultoria, mas também em sua atuação como professor e pesquisador.

Especificamente sobre o debate de diversidade nas organizações/empresas, Sales destacou a importância de perceber os avanços no Brasil na última década. Mas, faz questão de ressaltar que ainda são incompletos: “Eles não vieram na mesma velocidade para todo mundo. Há muito o que ser feito quando a gente olha sobretudo para pessoas LGBTs negras e pessoas trans”.

Por fim, fez questão de pontuar que foi importante a chance de escutar como atuam pessoas que vivem em países aonde há a criminalização da homossexualidade. “Muitas pessoas no grupo eu não conheci sequer o rosto, porque não podiam ligar a câmera. Elas precisavam esconder o rosto e a própria identidade. Tinha pessoas que usavam codinomes”, lembrou.

O Global Innovative Advocacy Summit foi criado pela Human Rights Campaign para apoiar líderes talentosos que promovem a igualdade LGBTI+ ao redor do mundo. O encontro tem como objetivo conectar líderes LGBTI+ e aliados para fortalecer a capacidade de seus movimentos.

Matéria escrita por
Otavio Furtado