Mato Grosso do Sul abre primeiro dia da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT

Nesta terça-feira (17), primeiro dia da 4ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, Karla Cavalcanti, Gerente de Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS), foi a primeira speaker da tarde e falou sobre o Estado do MS, uma opção de ecoturismo, aventura e experiências únicas para o público LGBT que está de portas abertas para a diversidade.

“O Mato Grosso do Sul é um estado consciente com a relação às questões LGBT” afirmou Karla, que começou ressaltando o posicionamento de MS diante do público LGBT, como a Lei Estadual 3.157/2005, que dispõe sobre as medidas de combate à discriminação devido à orientação sexual, um importante respaldo para inibir o preconceito e a violência contra o público LGBT no Estado e a criação de uma subsecretaria que trata exclusivamente desse público.

Quanto às ações voltadas especificamente ao turismo, ela informou que a Fundação de Turismo criou uma versão de sua logomarca, com votação popular, para agregar a diversidade e vem promovendo encontros, treinamentos e workshops voltados para o trade para capacitar os profissionais ampliando o atendimento e desenvolvendo produtos que atendam às demandas do turista LGBTQI+. “Nós temos parceiros interessados em estar capacitados para receber o público LGBT e proporcionar a melhor experiência possível” disse.

Sobre as opções de turismo, Karla apresentou os dois principais destinos de MS, o Pantanal e Bonito – Serra da Bodoquena.

O Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do país, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e considerado em 2015 o 4º melhor destino no mundo para apreciação da vida selvagem, é possível cruzá-lo de barco ou de chalana, andar a cavalo pelos rios, ver animais na natureza selvagem durante o dia ou à noite, observar o céu incrivelmente estrelado e hospedar-se em fazendas ou barcos hotéis.

“Quem gosta de conhecer diferentes culturas e estilos de vida vai se surpreender com o modo de vida do homem pantaneiro que está ali sempre em harmonia com a natureza” destacou, Karla.

Já Bonito, é um destino que já foi eleito 16 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil e ganhou o prêmio de turismo responsável, o World Responsible Tourism Awards, em 2013. É um lugar de aventura aliado à preservação ambiental, belíssimas paisagens naturais, rios de águas incrivelmente cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, colinas e abismos.

“Nessa região nós temos mais de 40 atrativos, você consegue ter a cada dia uma experiência distinta” afirmou, Karla.

Karla também contou que o estado tem hospedagem para todos os gostos, desde áreas de campo a Eco Resorts. Destacou também que é um lugar para diferentes perfis de viajantes, inclusive para os casais. “É um destino romântico, muito bonito que com certeza você vai querer conhecer com uma pessoa que é especial para você” afirmou.

Ela finalizou agradecendo a participação na Conferência e informando que espera o público LGBT no Mato Grosso do Sul para que possam ter as experiências únicas, uma vez que é considerado um dos melhores destinos de ecoturismo e aventura do país, além deles estarem se preparando ainda mais para atender esse público, que será muito bem recebido.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT tem como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Como Destino Convidado Internacional, Jungfrau, na Suíça. Já o Destino Nacional Convidado é o estado de São Paulo. Os patrocinadores são a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Entre os apoiadores do evento estão: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Nos Apoios Institucionais são: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O mídia partner do evento é o Panrotas e as câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Entre os agradecimentos: Centro Cultural da Diversidade, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e Sebrae.

Matéria escrita por Júlia Moreira – Comitê da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT