NotíciasTurismo

Lançado portal para o Turista LGBTI+ no RJ

Foi lançado no Rio de Janeiro pelo Escritório Nicodemos & Nederstigt Advogados Associados, primeira empresa associada da Câmara LGBT na Cidade Maravilhosa, o portal Pajubá (http://pajuba.com.br/), destinado aos turistas LGBTI+ que querem visitar ao Rio de Janeiro.

O portal que tem parceria da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Prefeitura do Rio de Janeiro e Estado do Rio de Janeiro foi lançado sem estar 100% concluído para que os parceiros e entidades afins possam contribuir com o conteúdo e com o que é mais relevante para a segurança do turista LGBTI+ que visita o Rio de Janeiro.

O evento de lançamento aconteceu na residência do cônsul holandês, Roland Martin, um dos incentivadores do portal, na Lagoa. No seu discurso de boas-vindas Martin ressaltou que a Holanda foi o primeiro país a permitir casamentos homoafetivos. “Nós somos considerados progressistas e em nosso País temos compromisso com o respeito à diversidade. Acredito que o portal Pajubá vai contribuir para que o Rio de Janeiro siga trilhando o caminho da inclusão e se organizando para receber cada dia melhor o turista LGBTI+ que chega em seu território. Para nós é fundamental dar continuidade à construção da sociedade que acreditamos”, concluiu o diplomata Holandês.

Segundo Frans Nederstigt, sócio da NN Advogados, o portal Pajubá tem o intuito de auxiliar os turistas LGBTI+ e resguardar os direitos enquanto desfrutam com segurança da cultura carioca. Carlos Nicodemos, também sócio da Nicodemos & Nederstigt, citou a nona conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBTI+ em 2017, em Buenos Aires: “O Rio de Janeiro ganhou o título de melhor destino de praia para o turismo de LGBTI+ da América Latina. Somos visitados e queridos, atuamos na construção do portal de forma árdua para que possamos receber da melhor forma essa comunidade e cada vez com mais segurança, tão fundamental ao viajante”.

Segundo Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil o portal chega em boa hora, apesar de já estar sendo pensado há um ano. Segundo o executivo com a situação política brasileira e carioca e a intolerância que aumentou nos últimos meses, incentivaram artigos e pensadores do trade reconhecidos mundialmente a indicar o Brasil e o Rio como destinos inadequados para visitação de turistas LGBTI+.  “Queremos que o Pajubá seja uma ferramenta de auxílio para o Turista LGBTI+ que chega ao Rio de Janeiro oferecendo mais segurança através das informações e da divulgação em um único local as ferramentas para denúncias oferecidos pelo poder público e também dos caminhos para busca de auxílio, chegando até a assessoria jurídica”, ressalta.

Os próximos passos para conclusão do portal que já está no ar é as reuniões com os pares e para formular o conteúdo relevante e que melhor atenda o turismo LGBTI+ que chega à Cidade Maravilhosa. Depois desta primeira etapa concluída o portal também poderá contar informações turísticas e indicações de hospedagens, passeios, festas e tudo que seja importante para o turista LGBTI+.

Carlos Nicodemos – N&N Advogados, Roland Martin – Cônsul da Holanda RJ, Ricardo Gomes – Câmara LGBT e Frans Nederstigt – N&N Advogados
Bárvara Pah
Taíssa Barreira e Frans Nederstigt – N&N Adovogados, Roland Martin – Cônsul da Holanda RJ, Ricardo Gomes e a advogada Ana Paula Castro
de Jesus e Mônica Fernandes – Secretaria de Estado de Turismo RJ