Turismo

Hurb se une à Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil para impulsionar o setor

O Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil, acaba de anunciar que é a nova parceira da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A empresa tem o foco no ser humano como um dos seus principais valores e vê, com essa associação, a possibilidade de impulsionar o setor de turismo LGBT, auxiliando socioeconômica e culturalmente essa comunidade, bem como desenvolvendo relações comerciais e empresariais focadas nesse público.

O turismo voltado para essa comunidade tem grande potencial e está em constante crescimento. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT), a atividade turística desse público cresce aproximadamente 11% ao ano, enquanto o convencional aumenta 3,5%. Em alguns casos, as viagens estão relacionadas a eventos, como a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2019, que trouxe um lucro de R$ 403 milhões para a cidade.

Outro exemplo de movimentação da economia é o Circuito Rio de Cores, que tem como objetivo celebrar o Rio de Janeiro como um dos destinos mais buscados pelo público LGBTQIA+, mas também enfatizar a importância de adotar ações que reforcem o respeito e a tolerância. Esse ano, o Hurb participou da ação em conjunto com alguns influenciadores – Flavio Fusco, Ju de Paiva e Beni Falconi entre eles -, para unir forças e alcançar este importante público, ainda esquecido por muitas companhias do setor de turismo. Esse é um dos grandes propósitos da parceria: garantir que haja cada vez mais infraestrutura para atender o público LGBTQIA+, com maior comprometimento, serviços focados e qualidade que atenda às demandas específicas do grupo.

“A parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil reforça o nosso compromisso com a diversidade e o objetivo que temos em ampliar os horizontes do turismo, atendendo de forma igualitária todos os grupos que são importantes para o crescimento do setor. O Hurb possui esse compromisso com a diversidade: 35% dos nossos colaboradores são membros dessa comunidade. Queremos cada vez mais ajudar esse grupo a conquistar seu espaço ”, comenta Ana Feliciano, Head de Relações Públicas do Hurb.

Outras iniciativas do Hurb demonstram a preocupação da empresa em debater, conscientizar e proporcionar a inclusão, começando dentro de casa: a sede do Hurb, na Barra da Tijuca, está passando por reformas de acessibilidade; a criação de um Comitê de Diversidade está em andamento, além de treinamentos para os colaboradores a respeito do assunto. Na companhia, 42% dos funcionários são pessoas negras e 54% são mulheres, sendo que 45% delas ocupam cargos de liderança. Pensando ainda no público feminino, o Hurb possui programas de educação, em parceria com diversas universidades nacionais e estrangeiras, voltados à inclusão do grupo nas áreas de ciências e tecnologia, um campo ainda majoritariamente masculino. Além disso, a área de Educação da empresa possui um programa de bolsas que mira, também, na inserção em cursos superiores de alunos de baixa renda.

“No Hurb, nossa missão é otimizar viagens através da tecnologia, sempre garantindo que as pessoas tenham uma experiência positiva e marcante. Mas tudo começa dentro da própria empresa, quando geramos uma atmosfera inclusiva e diversa para todos os colaboradores, enfatizando a importância de adotar ações que reforcem o respeito e a tolerância, afinal, temos como um dos nossos principais valores It’s all about people”, ressalta Otavio Brissant, Diretor de People do Hurb.

“Ter uma empresa do porte do Hurb comprometida com a inclusão no turismo é importante não só pelos resultados direto de suas ações, mas também pelo exemplo para todo o trade e a provocação para que mais empresas olhem para o assunto”, comemorou Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara LGBT.

Sobre o Hurb O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Disponibiliza soluções para otimizar e tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para todos, conectando pessoas e lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 5 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, sendo considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 900 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).