Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Turismo

Entidades se unem para lançar Guia do Viajante Responsável

Responsável por 8% do PIB brasileiro, o setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. Com objetivo de promover a retomada segura da atividade turística, entidades, pessoas jurídicas e físicas se uniram para criar o Movimento Supera Turismo, que lançou nesta sexta (18/09) o Guia do Viajante Responsável.

Depois do trade turístico ter se ajustado para voltar a receber os turistas de maneira segura, com diversos protocolos e o lançamento do Selo do Turismo Responsável, é a vez de atingir a ponta da cadeia. Para conscientizar cada viajante da sua importância em ajudar o todo e promover uma retomada segura, o Guia do Viajante Responsável está disponível para download e também será disponibilizado por diversas entidades e empresas do setor.

Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, destacou a importância que o viajante esteja ao lado de toda a cadeia do turismo. “Nós estamos preparados e queremos viajantes preparados também. Muito importante que o viajante esteja do nosso lado hoje”, ressaltou. Por sua vez, Roberto Nedelciu, presidente da BRAZTOA falou da importância de entender que cada ação individual afeta o coletivo. “Gostaria de falar sobre viagens seguras, sobre parceria e união. Onde o individual é em prol do coletivo, da segurança”, disse.

Representantes de diversos setores do turismo estiveram no lançamento do Guia do Viajante Responsável que aconteceu em um evento híbrido, unindo o presencial no Hotel Hilton São Paulo Morumbi e o online. Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, afirmou que a entidade promoverá junto aos hotéis a distribuição do guia. “Essa pandemia trouxe prejuízos, mas também a união entre o trade turístico brasileiro em um trabalho incansável para uma retomada mais rápida e com totoal segurança”, comentou, destacando que a hotelaria brasileira está preparada para receber os hóspedes. Lucas Pêgo, da Abrasel, por sua vez lembrou que os bares e restaurantes sempre tiveram uma legislação sanitária rigorosa. “Mas nos preparamos ainda mais nesse momento para atender os clientes”, comentou.

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma das 27 entidades que apoiam o movimento e divulgará o Guia do Viajante Responsável. Nosso presidente, Ricardo Gomes, esteve presencialmente no lançamento e destacou a honra da entidade em participar do movimento de retomada do turismo brasileiro. “Estamos honrados mais ainda de participar desse momento importantíssimo que é o lançamento desse guia, onde a gente vai contribuir com a integridade física e com a saúde do nosso viajante”, completou. Além da divulgação em nossas redes sociais e site, Ricardo destacou que o material será promovido na Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, que terá a sua quarta edição de forma online entre os dias 17 e 19 de novembro. “Vamos voltar a viajar com segurança”, finalizou.

Confira abaixo o vídeo com a participação dos representantes das 27 entidades que apoiam o Movimento Supera Turismo destacando o Guia do Viajante Responsável.

Matéria escrita por
Otavio Furtado
Diretor de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.