Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Notícias

Evento anual do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ será digital

A entrada de profissionais no mercado de trabalho e seu desenvolvimento nas empresas são assuntos fundamentais no Brasil, principalmente quando consideramos que o país fechou o ano de 2019 com 11 milhões de pessoas desempregadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para alguns públicos específicos, esse tema tende a ser ainda mais complicado, como quando tratamos, por exemplo, da carreira de pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades).

Com foco em reduzir essas barreiras, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizará, no mês de agosto, três dias de eventos para realçar a importância da inclusão. Nos dias 22 e 23 acontecerá o Rainbow Hackathon, para solucionar problemas do mundo real através de dois desafios. O primeiro deles é ‘Como medir resultados nas empresas do impacto da inclusão LGBTI+, se não temos dados?’. Já o segundo traz a seguinte questão: ‘Como engajar a liderança para que os temas de Diversidade e Inclusão LGBTI+ sejam alavancados dentro de suas práticas de gestão?’.

O torneio ocorrerá pela plataforma MicrosoftTeams, com a participação de 60 pessoas das empresas signatárias do Fórum que, durante a jornada, terão o apoio de 12 mentores escolhidos para o desenvolvimento do plano de negócio.

Cada desafio terá um time vencedor que apresentará sua proposta no evento Roda da Diversidade LGBTI+, em 25 de agosto. Além do resultado do Rainbow Hackathon, o evento terá um dia inteiro de diálogo entre grandes empresas, especialistas e organizações da sociedade civil. O objetivo é reforçar publicamente o compromisso com os direitos humanos LGBTI+, celebrar a articulação das empresas e pensar conjuntamente a próxima década em relação à questão LGBTI+ e diversidade e inclusão em geral. Atualmente, 94 grandes empresas são signatárias dos dez compromissos, como Carrefour, Basf, Bayer, Itaú, Coca-Cola e Lojas Renner.

A Roda de Diversidade LGBTI+ terá como tema principal “Movimentos da próxima década” e conta com uma programação variada com intervenções culturais e bate-papos de presidentes, tratando de empregabilidade de pessoas trans e travestis, tecnologias para diversidade e o papel das empresas na cadeia de valor, por exemplo. De acordo com Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, “o Fórum, assim com a Roda da Diversidade LGBTI+, são espaços de colaboração e sabemos que juntos encontraremos as melhores soluções para os desafios do presente”. A programação completa será transmitida ao vivo pelo Youtube do Fórum LGBTI+.

Direcionar a prática empresarial socialmente responsável tende a contribuir para o desenvolvimento sócio, político, econômico e cultural da sociedade. Os benefícios incluem a reputação da marca na relação com todos os stakeholders e a atração de talentos sintonizados com os desafios da atualidade. A MCM Brand Group, grupo de live marketing com foco em inclusão e sustentabilidade, apoiadora do Fórum no plano de comunicação, possui exemplos marcantes sobre a contratação de pessoas LGBTI+. Segundo Mônica Schimenes, CEO da empresa, o quadro de funcionários da MCM Brand Group é, atualmente, 32% composto por LGBTI+.

Os aprendizados trazidos com diversidade, nas últimas décadas, têm mostrado o quanto esse é um tema estratégico e que deve estar aliado à transformação cultural das organizações. Nesses sete anos, o Fórum LGBTI+ tornou-se uma referência empresarial no país, pelo comprometimento em valorizar e promover a diversidade no ambiente empresarial e na sociedade, e este evento vem fortalecer ainda mais o compromisso e a atuação das empresas signatárias.

Para saber mais acesse: http://www.forumempresaslgbt.com/

Informações do evento:

Rainbow Hackathon

Data do evento: 22/08 e 23/08

Horário: 10h às 16h

Roda da Diversidade

Data do evento: 25/08

Valor da inscrição: gratuito

Horário: 09h às 20h

Transmissão ao vivo pelo Youtube
Matéria escrita por
Otavio Furtado
Diretor de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.