Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Notícias

Encontro Comunica Rio debate sobre o Turismo LGBTI+ na retomada da economia do RJ

O Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, debate sobre políticas públicas, educação e negócios do segmento de Turismo LGBTI+ no Encontro Comunica Rio, maior evento de Comunicação e Empreendedorismo no Rio, que acontece no próximo dia 5 de junho (quarta-feira), de 9h às 20h, no Nex Coworking, na Ladeira da Glória nº 26, Glória/RJ.
De acordo com pesquisas LGBT Travel Market, o Brasil, o segundo mais importante destino no setor, movimentou USD 26,8 bilhões e no último ano registrou um crescimento de 0,8% de valores gastos relativos ao turismo LGBT no país, em relação a 2017. No mundo, o movimento foi de USD 218,7 bilhões em 2018.
Ricardo Gomes acredita que o avanço da criminalização da Homofobia pelo STF deve ajudar ainda mais o crescimento o Turismo LGBTI+ no País. No encontro, ele falará do mais rentável nicho turístico do mundo segundo dados da organização Mundial do Turismo.
“Eventos como o Comunica Rio são de suma importância para que o Rio de Janeiro discuta suas políticas públicas afirmativas, a comunicação e o turismo para que investimentos em eventos e projetos possam ser atraídos contribuindo com a geração de divisas, emprego e renda”, comenta Ricardo, que estará na terceira mesa, sobre “Desafios e Perspectivas do Turismo de Negócios, de Experiência, LGBTI+ e de Eventos”.
Com o objetivo de debater novos rumos para a economia do Rio de Janeiro, o Comunica Rio tem como tema geral “Comunicação e Turismo”. As mesas debaterão a tríade Políticas Públicas (Governos), Educação e Pesquisa (Instituições de Ensino) e o Mercado (Iniciativas Privadas). Secretários de estado, membros do setor acadêmico e da iniciativa privada se reunirão para falar sobre os desafios e possíveis soluções para o desenvolvimento do turismo do Estado.
O Rio de Janeiro é o principal destino de turistas no Brasil, reconhecido mundialmente por seu patrimônio natural, histórico e cultural. Levando em conta o momento desafiador para a imagem do estado, os segmentos de comunicação e turismo podem assumir um papel estratégico na retomada da economia fluminense. O Encontro Comunica Rio surge com a proposta de estimular o diálogo entre os diversos segmentos envolvidos no ecossistema do Rio, como empreendedores, formuladores de políticas públicas, educadores e pesquisadores, para fomentar os negócios na região.
Três mesas abordarão os seguintes subtemas: “As novas políticas públicas de comunicação e de turismo”, “Como comunicar o Rio de Janeiro de forma assertiva?” e “Os desafios e perspectivas do turismo de negócios, de experiência, LGBTI+ e de eventos”. Estão confirmados os Secretários de Turismo do Estado e do Município do Rio, respectivamente Otávio Leite e Paulo Jobim; os Secretários das Subsecretarias Estadual e Municipal de Comunicação, Gabriel Aquino e Daniel Pereira; o Diretor-Presidente do Clube do Empreendedor do Rio de Janeiro, Luis Cláudio Souza Leão; e a Diretora da Escola de Turismo da Unirio, Telma Bassetti, entre outros. As mesas serão mediadas pelas jornalistas Mônica Teixeira (TV Globo) e Ana Carolina Diniz (O Globo) e o diretor da Riotur Maurício Werner.
“Participar do Comunica Rio é a oportunidade de discutir novas ideias, estabelecer reflexões que possam ajudar no desenvolvimento e alavancar o segmento do turismo de negócios. É uma honra contribuir e aprender com os diversos participantes do setor acadêmico, privado e os formuladores de políticas públicas para buscar possíveis soluções para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. Muito importante!”, explica Otavio Leite, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
O evento contará, ainda, com uma Rodada de Negócios nos segmentos de turismo, hotelaria, eventos, restaurantes, agências de viagem e serviços receptivos, comunicação e design. A proposta é reunir cerca de 40 empresas e oferecer um ambiente propício para gerar negócios, apoios e parcerias, com geração e compartilhamento de novas habilidades e conhecimentos.
O movimento surgiu de uma conversa entre empreendedores e profissionais do segmento de comunicação que atuam no Rio de Janeiro. De acordo com Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do evento, nesta edição o plano é divulgar a diversidade cultural e potencial turístico do Rio de Janeiro. “Queremos possibilitar o entrosamento entre os empreendedores e os formadores de opinião, promovendo encontros e negócios”, finaliza o idealizador.
O evento tem entrada gratuita. Basta levar 1kg de alimento não perecível e, pelo menos, uma peça de resíduo tecnológico. A programação inclui tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Inscrições e programação completa pelo site www.encontrocomunicario.com.br

Serviço:
Encontro Comunica Rio
Dia: 05 de Junho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 9h às 20h
Local: Nex Coworking, na Ladeira da Glória n 26, Glória/RJ.
Inscrições: www.encontrocomunicario.com.br

OBS: Entrada gratuita, mediante inscrição, com adesão de 1kg de alimento não perecível e, pelo menos, uma peça de resíduo eletrônico, que devem ser entregues no local, no dia do evento.


PROGRAMAÇÃO
Manhã
9:00 – Credenciamento com Coffee Break de Recepção
10:00 às 12:00 – Mesa com Debate sobre As Novas Políticas Públicas de Comunicação e de Turismo para o Rio de Janeiro.
Debatedores: Otavio Leite, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Paulo Jobim, Secretário Especial de Turismo do Município do Rio de Janeiro. Gabriel Aquino, Subsecretário de Comunicação do Estado do Rio. Daniel Pereira, Subsecretário de Comunicação do Município do Rio. Luiz Cláudio Souza Leão, Diretor-Presidente do Clube Empreendedor do Rio de Janeiro. Telma Bassetti, Diretora da Escola de Turismo da Unirio.
Moderadora: Mônica Teixeira, Jornalista da TV Globo.
Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse.
12:00h – Intervalo com Brunch para Networking.
Tarde
14:00 às 16:00– Mesa com Debate sobre Como Comunicar o Rio de Janeiro de Forma Assertiva?
Debatedores: Celia Abed, Coordenadora de Redes Sociais da Secretaria de Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Daniela Vieira, Sócia-Diretora da Agência Raios – Apresentações Impactantes. Marco Eckart, Diretor da CiaRio. Fábio Ramalho, Jornalista da TV Record. Gláucio Binder, Sócio da Binder e presidente da Fenapro e CNCom. Pablo Kling, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-RJ. Fábio Medeiros, Diretor da ABRADi..
Moderadora: Ana Carolina Diniz, Jornalista de O Globo (Editoria Boa Chance)
Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse e Marcos Nahmias, Jornalista e Idealizador do Evento.
16:00 às 18:00– Mesa com Debate sobre Desafios e Perspectivas do Turismo de Negócios, de Experiência, LGBTI+ e de Eventos
Debatedores: Akira Taguti, Diretor do Grupo Jonosake (Turismo de Eventos). Hamilton Vasconcelos, Presidente da Comissão de Turismo da OAB-RJ. (Legislação e Turismo) Lindália Junqueira, Empresária e idealizadora do Juntos Pelo Rio e HackingRio (Turismo de Negócios) Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (Turismo LGBTI+). Simone Hipólito, Diretora da Agência Destinos com Experiências (Turismo de Experiência). Isabel Giossone, Diretora da ABIH – RJ. (O mercado de hotelaria no Rio)
Moderador: Maurício Werner, Diretor da Riotur.
Apresentação: Luana Clara, jornalista e Sócia-Diretora da LaPresse.
Noite
18:00 – Coquetel com Networking
18:30 às 19:30h- Rodada de Negócios
Coordenadora: Simone Hipólito, Diretora da Agência Destinos com Experiências.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.