Create Space: The Brooklyn Brewery promove campanha para ampliar visibilidade LGBTQIA+

Criar espaços físicos e mentais onde pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em ser quem são, com segurança e liberdade, é um dos pilares da aliança formada pela cervejaria Brooklyn Brewery com o histórico movimento de Stonewall. A Create Space, mais nova campanha mundial em prol da igualdade, faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela parceria, iniciada em 2016.

Práticas a favor de causas como essa são extremamente importantes porque, mesmo em um momento no qual os direitos LGBTQIA+ avançam na sociedade, muitas pessoas ainda não estão confortáveis em assumir sua orientação sexual ou identidade de gênero. É o que mostra uma pesquisa realizada pela startup TODXS Brasil, que identificou que apenas 52% da população do país comunica ao seu círculo social quem é de fato.

O propósito da Create Space é ampliar a visibilidade de iniciativas locais, oferecendo o espaço da Brooklyn Brewery nas redes sociais para mostrar os rostos que estão por trás das instituições que ajudam e protegem as pessoas LGBTQIA+.

Embaixadora da marca no Brasil, Mariane Marques explica que “o convite para participar da campanha foi destinado a ativistas que representam iniciativas locais em diversos lugares do globo. A opção por selecionar instituições de menor porte ocorreu devido à possibilidade de ampliar as vozes que precisam de mais ajuda e mostrar novos projetos para o mundo”.

Foram escolhidas cinco pessoas que participam de diferentes programas voltados à luta pelos direitos LGBTQIA+ no mundo: Amir Ashour oferece moradia para iraquianos da comunidade que estão fugindo da violência em seu país de origem; Dom Holmes realiza trabalho didático com população local sobre dificuldades que pessoas queer enfrentam; Kayla Gore constrói casas para mulheres negras trans; Lua Stabile oferece apoio para quem está com dificuldades durante a pandemia de Covid-19; e Vinci Chan desenvolve um sistema de suporte para pessoas trans e não binárias.

Conheça a ativista brasileira Lua Stabile (@luatravesty)

Para representar o Brasil na campanha mundial Create Space, foi escolhida a ativista Lua Stabile. A brasiliense luta pelos direitos das pessoas trans desde a universidade, onde batalhou pelo reconhecimento de seu nome social para a cerimônia de formatura, direito conquistado após entrar com ação na Justiça. Para a ativista, construir seu próprio futuro deve ser uma escolha individual dos cidadãos trans.

“Devemos ter o direito de escolher o tipo de trabalho que fazemos, de ir para a universidade, de escolher nossos nomes. Precisamos ser respeitados por nossa identidade de gênero e ter nossos direitos garantidos, como todo mundo”, conta.

Atualmente, Lua é diretora da União Libertária de Pessoas Trans e Travestis (ULTRA). A iniciativa tem como objetivo a defesa dos diretos LGBTQIA+. Durante a pandemia, o projeto ULTRA Emergencial auxiliou diversas pessoas no combate à pandemia do coronavírus por meio da distribuição de cestas básicas para a população em situação de vulnerabilidade econômica. Nesta ação, foram priorizadas pessoas com deficiência, trans e travestis, negros, indígenas e migrantes.

Aliança em prol da igualdade

O primeiro passo para firmar a parceria ocorreu na inauguração da The Stonewall Inn Gives Back Initiative (SIGBI), quando a Brooklyn Brewery foi convidada a lutar junto com a organização sem fins lucrativos a favor dos direitos LGBTQIA+ por meio de ações reais, que impactam positivamente diversas pessoas da comunidade.

A SIGBI tem como movimento de origem a revolta ocorrida no bar Stonewall Inn, em Nova York, em 1969. Nela, os frequentadores do local se contrapuseram à violência policial a que eram submetidos por não usarem roupas consideradas adequadas ao gênero designado no nascimento ou apenas por se expressarem da maneira que eram. A organização tem como objetivo oferecer assistência para os que precisam e conscientizar a população sobre os desafios e a vivência dos LGBTs.

O lançamento da cerveja IPA que leva o nome da Stonewall Inn e tem as cores da bandeira da comunidade LGBTQIA+ na embalagem foi um dos momentos marcantes da aliança. Mas a parceria não para na divulgação da imagem da comunidade. Por isso, parte dos valores arrecadados com as vendas da cerveja foram revertidos para causas sociais ligadas à SIGBI. Além da comercialização da cerveja e do projeto Create Space, futuramente a parceria irá promover outras ações em prol da igualdade.

Sobre a Brooklyn Brewery

A Brooklyn Brewery é uma das mais importantes cervejarias artesanais do mundo e atualmente ocupa a 11ª posição no ranking de volume entre as cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Ao desenvolver deliciosos estilos tradicionais e criações que desafiam fronteiras, a Brooklyn Brewery produz cervejas premiadas que estão em mais de 30 países. A cervejaria está localizada em Williamsburg, no Brooklyn, Nova York, e tem orgulho de ser apoiadora de artes, música e de sua comunidade desde sua fundação em 1988. A Brooklyn Brasil está sediada em Curitiba (PR) através de uma joint venture com a Maniacs Brewing.