Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT discute a relação do turismo com famílias diversas

Viajar em família é uma ótima oportunidade para relaxar do estresse do dia-a-dia e um momento único para estreitar os laços familiares. Por isso, hoje (17/11), FOI realizada uma roda de conversa na Conferência para discutir sobre ‘As famílias diversas no turismo’  que teve como foco debater como é as experiencia de casais LGBTQIA+ quando o assunto é viajar, quais são as suas procuras em relação aos destinos e todos os questionamentos sobre acomodação.

Para essa conversa,  participaram:  Luiz Maciel do Reservas pra Dois, casado com Gustavo, que é pai de duas filhas, e o casal Ellen Carine, uma mulher trans, blogueira e youtuber e o seu marido Rodrigo Bryan, homem trans, estampador de camisas e que está à espera do seu primeiro filho, para contar um pouquinho das suas experiências enquanto família LGBTQIA+. Para intermediar essa conversa contamos com a participação de Ricardo Gomes – presidente da Câmara.

Estar cercado de quem amamos em um lugar incrível já é maravilhoso, porém, para muitas famílias LGBTQIA+, viajar pode ser sinônimo de mais uma dor de cabeça do que um simples momento de diversão. Luiz Maciel é um amante de viagem e sempre que pode ele realiza viagens com sua família para diversos lugares e relata não sentir nenhum desconforto, mas ele reforça que, apesar de se considerar privilegiado por não passar por muitas situações de constrangimentos, ressalta que isso não é uma realidade para muitos. No entanto, ele relata alguns casos de olhares estranhos em relação de ser dois pais cuidado de duas meninas e reforça:

“Cuida quem tem amor, independente de ser homem ou mulher”.

Já a Ellen relatou algumas situações que causaram algum tipo de constrangimento para ela e seu marido, como em uma das vezes na qual ela foi se hospedar com o namorado, e o hotel nem perguntar previamente, optando por camas separadas. Rodrigo também relatou um incômodo que acontece com certa frequência em alguns hotéis e principalmente em estabelecimentos: a forma como ainda existem banheiros que não estão preparados para receber um homem trans, por ter apenas mictórios e nenhum vasos sanitários, excluindo qualquer possibilidade de inclusão.

“Se ele vai no banheiro masculino, que seria o lugar certo para ele ir, e não tem um lugar preparado para um homem trans, é horrível”, relata Ellen em relação ao seu marido.

Ellen ainda reforça a importância das empresas terem representatividade em todos os âmbitos, e relata sentir que tem um tratamento mais respeitoso quando o hotel já possui uma pessoa da comunidade e/ou quando está aberto à diversidade.

“Ainda posso comentar mais: o tratamento fica ainda melhor quando as empresas preparam seus funcionários para receber todas as pessoas diversas da mesma forma”, diz Ellen.

Já Luiz, acrescenta que deve ser trabalhada a formação dos funcionários para que eles possam receber todos tipos de pessoas. Além disso, é necessário que as empresas contratarem pessoas que entendam que é preciso tratar qualquer pessoa com respeito.

“A gente quer ser tratado igual a todo mundo, desde que respeitem as necessidades das diferenças”, diz Luiz.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT tem como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Como Destino Convidado Internacional, Jungfrau, na Suíça. Já o Destino Nacional Convidado é o estado de São Paulo. Os patrocinadores são a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Entre os apoiadores do evento estão: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Nos Apoios Institucionais são: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O mídia partner do evento é o Panrotas e as câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Entre os agradecimentos: Centro Cultural da Diversidade, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e Sebrae.

Matéria escrita por Samuel Moura – Comitê da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo