Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Notícias

Conferência Internacional da Diversidade anuncia as novidades da 6ª edição  

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil divulgou nesta segunda-feira (21/03) as novidades da 6ª edição da Conferência Internacional da Diversidade. O evento, que em 2020 e 2021 aconteceu em novembro por conta da pandemia, este ano volta a sua data oficial que é a última semana de agosto entre os dias 23 a 26 e em novo local, o Centro Cultural São Paulo – CCSP.

A primeira inovação começa pelo nome que deixa de trazer como subtítulo os pilares do evento. A decisão de retirar os temas do nome da Conferência teve como motivação a chegada de mais um pilar/tema inserido para os debates, o que deixaria o nome muito grande. Até no ano passado os temas da conferência eram: Cultura, Empresas e Turismo LGBT e, em 2022, o Esporte assume a posição de quarto pilar do evento.

Desde 2019, a Conferência vem inserindo de forma discreta o tema esporte na programação, como por exemplo a apresentação do evento Gay Games que é a “Olimpíada” LGBT que acontece de 4 em 4 anos e neste ano comemora 40 anos de existência. Segundo os organizadores da Conferência, o esporte como tema se justifica pela sua importância na construção do respeito à diversidade, na geração de emprego e renda para a comunidade LGBTQIA+ e como impulsionador do Turismo LGBT.

Logo da Conferência de 2022

A Conferência Internacional da Diversidade é uma plataforma não só para o fomento de negócios para as empresas amigas da diversidade, mas também para a cadeia produtiva do turismo LGBTI+, profissionais e empresas da cultura comprometidos com projetos focados na diversidade e para a cadeia esportiva LGBT que cada dia mais ganha expressividade. A Conferência, bem como a Câmara LGBT, são terrenos férteis para possibilidades reais de negócios por meio de network e transformação da sociedade e quebra de paradigmas por meio dos debates.

A outra novidade do maior encontro econômico brasileiro, que tem como foco a população LGBTQIA+, é a formação dos conselhos curadores de cada um dos pilares da Conferência. Profissionais e estudiosos da iniciativa pública, iniciativa privada, entidades e da academia vão compor os 4 conselhos curadores divididos nos pilares/temas do evento: Mercado empresarial, Cultura, esporte e turismo LGBT.

Como nas edições anteriores, o evento conta com parceiros da inciativa privada e pública, além do apoio de entidades nacionais e internacionais. Outra mudança na edição de 2022 é que os parceiros do evento terão apenas até o dia 23/05 para confirmar a participação no evento, porque no dia 25/05 serão apresentados os parceiros e também a estrutura do evento. Neste ano, outra novidade é o lançamento de duas novas categorias de parceiros: Cia aérea convidada e rede hoteleira convidada.

Além disso, vai acontecer a Press Trip / Fam tour que tem início no dia 27/08 e vai até o dia 30/08 no Destino Nacional Convidado do evento que será anunciado em breve. O foco é o turismo LGBT apresentando os destinos e as empresas do trade turístico preparados para atender o turista LGBTQIA+ por onde a comitiva passar.

Para Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT e Diretor Geral da Conferência este ano o evento volta a sua forma original e pretende ser a maior e mais importante edição do evento. “A Conferência de casa nova com comitês curadores que vão nos ajudar a definir os temas, speakers e os rumos e formato de cada um dos temas do evento já nos dá uma lufada de inovação. Queremos um evento estruturado para realmente trazer informações com pensadores nacionais e internacionais de cada tema, contribuindo com a transformação na forma de pensar a diversidade e de como gerar emprego, renda e divisas sem navegar nas águas o “pinkwhasing” sendo parceiro e comprometido com a comunidade LGBTQIA+. Neste ano vamos juntes fazer a maior e melhor conferência da nossa história”.

A programação de cada dia do evento e as ações e eventos paralelos à Conferência serão divulgados nos próximos meses. As inscrições para os conferencistas, que continuarão sendo gratuitas, serão abertas no mês de junho. A conferência vai reunir mais de mil participantes durante sua programação.

A nova Casa da Conferência

O Centro Cultural São Paulo – CCSP será a casa da 6ª Edição da Conferência Internacional da Diversidade. A escolha se deu por três motivos: localização privilegiada na região da Avenida Paulista, espaço ícone da cidade de São Paulo e também por estar comemorando 40 anos da sua inauguração.

Inaugurado em 13 de maio de 1982, um dos espaços de convivência mais democráticos de São Paulo, o CCSP, tem grandes áreas cobertas, áreas verdes com diversos jardins além das salas de cinema, salas de espetáculos, salas de exposições, bibliotecas e espaços com acervos importantes. Um dos acervos mais icônicos é o da Missão – pesquisa folclórica de Mário de Andrade que, nos anos 30 criou e dirigiu o Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, que mais tarde se tornaria a Secretaria Municipal da Cultura.

Uma das locações do Centro Cultural São Paulo foi chamada de “Espaço Missão” uma homenagem a expedição de uma das figuras mais ilustres da Semana de Arte Moderna que completa 100 anos em 2022. A Conferência irá usar várias locações, no entanto o Espaço Missão será a sala de apresentações do evento, onde os conteúdos serão apresentados e onde vão acontecer os debates acerca do turismo LGBT, das empresas comprometidas com a diversidade, do esporte diverso e da cultura da Diversidade.

 

“São Paulo tem orgulho de ser a sede da Conferência desde a 1ª edição e a Prefeitura tem sido parceira do evento desde a sua criação em 2017. Neste ano a Conferência será no CCSP, um dos aparelhos de cultura mais emblemáticos e democráticos da Capital e que está comemorando 40 anos da sua inauguração. Também celebramos o centenário da Semana de Arte Moderna com a instalação das apresentações na sala Espaço Missão, nome dado em homenagem à expedição de Mário de Andrade pelo Norte e Nordeste. Na década de 30, Mário criou e dirigiu o Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, dando origem a Secretaria de Cultura. Levar a Conferência para CCSP é o ápice desta parceria entre o evento e a cidade de São Paulo. O espaço, o evento, a cidade e a Câmara LGBT juntos, com a energia de Mário de Andrade e da Semana de 22, irão propor discussões sobre a modernidade ainda necessária na cultura, nos esportes, nas empresas e no turismo LGBTQIA+”, disse Aline Torres, secretária municipal de Cultura.

Neste ano o Show de encerramento acontece no CCSP e mais especificamente na Sala Adoniram Barbosa que comporta 620 convidados que serão selecionados pela Câmara LGBT, Secretaria Municipal de Cultura, CCSP e parceiros do evento. O show será gratuito e contará com convidados de ongs e coletivos LGBTs.

Serviço – Conferência Internacional da Diversidade

Data:   22 a 26 de agosto de 2022

Hora: 9h às 18h30

Local: Centro Cultural São Paulo – São Paulo/SP

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.