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Cartilha para viajante LGBT é premiada

A cartilha Dicas para atender bem turistas LGBT produzida pelo Ministério do Turismo rendeu à Pasta o Oscar Gay 2017, concedido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), e anunciado nesta quarta-feira (22). Na lista de 27 premiados com o troféu Triângulo Rosa – referência ao símbolo que marcava os homossexuais durante o regime nazista – estão empresas, governos, juízes e personalidades como a lutadora de MMA Amanda Nunes, que recentemente declarou ser homossexual. A premiação já tem 26 anos de tradição.

O MTur também foi premiado com o Prêmio Direitos Humanos LGBT, que será entregue pela entidade ao Órgão durante a Semana da Diversidade, em setembro.

“A cartilha foi premiada por ser uma iniciativa inédita, que demostra a sensibilidade do Ministério do Turismo ao tema. Sempre falamos sobre a importância de desenvolver o turismo LGBT principalmente durante as principais paradas gays do país, que são eventos que aumentam consideravelmente o fluxo turístico dos destinos”, explicou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.

Lançada em novembro de 2016, a publicação tem o intuito de melhorar o atendimento a turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor. A cartilha, disponível nos formatos impresso e online, traz informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.

“Nosso intuito é  entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no país ainda mais positiva. Estamos muito felizes com o reconhecimento dado a esse trabalho do MTur porque mostra que estamos cumprindo nossos objetivos”, comemorou Teté Bezerra, secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

No capítulo Dicas para atender bem, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.

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