Câmara LGBT realizou primeiros webinares de 2022

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil iniciou a sua agenda de eventos de 2022 com a realização de dois webinares para apresentação de produtos turísticos prontos para receber o turista LGBTQIA+. Os dois encontros que reuniram mais de 70 participantes aconteceram nos dias 13 e 20/02 e tiveram parceria da Pride Holidays (TBO Holidays) e apoio da ABAV Nacional.

Além da apresentação da nova plataforma da TBO Holidays voltada para o turismo LGBTQIA+ – Pride Holidays – os participantes conheceram mais sobre os destinos Espanha, Bahia, São Paulo, Jungfrau e Seychelles; além das opções de hotelaria do Grupo Accor.

“Eventos promovidos pela Câmara LGBT do Brasil, não só trazem luz e importância ao atendimento e conscientização ao atendimento à comunidade, como também aproximam um setor tão importante da realidade que se torna cada vez evidente de tratar iguais e suas diferenças de maneira consistente.”, afirmou Flávia Oliveira, Marketing Development Manager da TBO Holidays.

Durante a sua apresentação, Flávia lembrou que o Pride Holidays é um portal de viagens que tem como missão contribuir com a comunidade LGBTQIA+ criando um market place de parcerias ao turismo. “Sendo um agente afiliado da plataforma é possível participar de todas as vantagens, oportunidades e tendências que juntos construiremos, trazendo o diferencial de atendimento e curadoria necessário”, explicou.

Em sua apresentação Clara Irigoyen, Responsável pelo Trade do Escritório de Turismo da Espanha, destacou que o país valoriza e protege a diversidade. Quem acompanhou o evento pode conhecer alguns fatos que mostram a luta da Espanha pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, assim como os principais atrativos e experiências da Espanha, que torna o país um dos favoritos da comunidade.

“Comemoramos também o 50 aniversário do ‘Pasaje de Begoña’ em Torremolinos e os próximos Valencia Gay Games 2026”, lembrou Clara.

Para Fernando Aquino, Sales Representative Jungfrau Railways, o webinar serviu para mostrar ao mercado brasileiro que a Jungfrau Railways é uma empresa democrática que oferece inúmeras atrações para um público bem diversificado.

“Jungfraujoch – Top of Europe – a principal excursão na região de Jungfrau e um dos pontos turísticos mais importantes da Suíça – é o ponto de partida para quem deseja uma experiência para a vida toda na estação de trem mais alta da Europa. Há muitas atrações na região de Jungfrau, que é um destino para o ano todo. Agrada a casais, jovens, maiores, amantes de trens, natureza e neve, aventureiros, enfim, é para todos”, comentou.

Apresentando o Estado de São Paulo como pronto para receber o turista LGBTQIA+ em diferentes regiões, Afonso Martins, consultor da INVESTSP para Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destacou o trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil:

“Como pioneiro em políticas públicas de defesa e proteção da população LGBT no país, o estado vem promovendo os destinos que oferecem aquilo que busca o público viajante LGBTI+: Turismo Cultural, Negócios e Eventos, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Sol e Praia, Turismo Rural, Pesca, Religioso e de Saúde”.

Durante a apresentação, Larissa Carvalho, mostrou os dados mais importantes para planejar a viagem para Seychelles, como: como entrar, clima, moeda, melhor época do ano, site oficial sobre status e documentos exigidos por conta da pandemia, como se deslocar, principais atividades, principais ilhas, hoteis, restaurantes e experiência únicas e exclusivas.

Terra mãe do Brasil, a Bahia foi apresentada por Pedro Gramacho, Gerente de Mercado Internacional da Secretaria de Turismo da Bahia.

“Esse mundo chamado Bahia tem 13 zonas turísticas que atendem as diversas motivações. Mas o que faz esse mundo plural e diversificado ser absolutamente singular e diferenciado é a sua gente. Não há acarajé sem baianas, não há sons de atabaques, berimbau ou trio elétrico sem seus músicos, não há beleza que encante mais do que sorriso de um baiano. Esse povo alegre, festeiro, criativo, amigo, hospitaleiro tem um jeito todo particular de ser que podemos chamar de “baianidade”. Viver a Bahia é mais do que conhecer uma terra fascinante. É interagir com cultura viva e pulsante de um povo sem igual.”, destacou.

E para conhecer estes e outros destinos pelo Brasil e pelo mundo, o Grupo Accor apresentou seu posicionamento de apoio a comunidade LGBTQIA+ e o portfólio de marcas que atendem a todos os viajantes.

“Diversidade sempre foi um dos grandes ativos da Accor. Mostrei para os agentes de viagem a forma como construímos o engajamento em prol dos direitos LGBTI+ entre os nossos hotéis, e a missão de manter um ambiente sempre e cada vez mais inclusivo. Mas também foi uma ótima oportunidade de mostrar nossa diversidade de marcas e as experiências únicas que cada uma delas pode proporcionar, de hotéis super econômicos, a hotéis Premium e Luxo, seja para negócios, e/ou para lazer”, comentou Raul Almeida, Key Account Manager Leisure & Connected Tour Operators da Accor.

Para Otavio Furtado, Diretor de Turismo da Câmara LGBT, o encontro foi uma ótima maneira de abrir o calendário de eventos da entidade em 2022 e aproximar produtos turísticos prontos para receber o turista LGBTQIA+ dos agentes de viagens.

“Teremos um calendário extenso este ano para levar conhecimento e oportunidades de negócios para todo o Brasil. Faremos mais encontros online, mas uma série de eventos presenciais que aproximarão os players do mercado”, adiantou.