Câmara LGBT lança a 6ª edição do Azulejo com ilustração de Marcelo Stockler

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lança a sexta edição do azulejo em homenagem à Diversidade. Assinada pelo ilustrador Marcelo Stockler a peça de 20 X 20cm traz a mensagem “Aqui respeitamos a diversidade” em português, inglês e espanhol, e tem como objetivo levar a estabelecimentos, entidades e à casa das pessoas a representação do apoio e respeito a diversidade.

Para a criação do Azulejo Stokler recebeu o briefing com as informações que obrigatoriamente constam do azulejo: formato 20 x 20cm, a frase “Aqui respeitamos a diversidade” nos três idiomas, o logotipo da entidade, o ano e a assinatura do designer. A entidade não interfere na criação nem nos quesitos formas, imagens, tipologia e muito menos na paleta de cores. O objetivo é que o artista tem total liberdade para criar a peça.

A arte do azulejo 2021 traz a liberdade criativa do ilustrador Marcelo Stockler que utilizou a técnica de linhas fluidas para representar a memória, os sonhos e os desejos do futuro. Em meio a tempos difíceis e desafiadores que a sociedade enfrenta, a ilustração representa tudo aquilo que todos mais desejam: o afeto entre duas pessoas, o acolhimento e o carinho de dois corpos unidos em um só. Para o artista, os personagens sem rostos ou gêneros definidos convidam as pessoas se aprofundarem em suas histórias, suas dores e nas delícias da vida. “A ideia foi transmitir a sensação de carinho e acolhimento entre duas pessoas, dentro da atmosfera poética. Eu estou apaixonado por essa ilustração”, afirmou o artista quando finalizou a arte. Marcelo é um artista especializado em desenhos à mão livre, e idealizador do projeto @vertente. Graduado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em Design de Interiores e Fotografia, participou da criação de conteúdo para diversas empresas, além de contribuir em diversas campanhas digitais de grandes marcas.

A ideia da criação do Azulejo surgiu em 2016, ano de retorno das atividades da Câmara LGBT. Desde sua criação a peça tem sido produzida ininterruptamente todos os anos e tem como propósito ser um ato de declaração voluntária de respeito à diversidade.

Para Ricardo Gomes, presidente da entidade e idealizador do projeto, o azulejo é um ato de declaração voluntária de respeito a diversidade. “Tenho um carinho muito especial por este projeto e sei que nossos associados, parceiros e as pessoas quem nos acompanham nesses anos de jornada esperam avidamente a chega da arte de cada ano. Confesso que nós da diretoria também ficamos ansiosos pela chegada da arte a cada ano. Vivemos esta emoção desde 2016 e queremos vivê-la por muito e muitos anos”.

Histórico dos azulejos

A primeira edição do azulejo lançada em setembro de 2016, logo após a posse da atual diretoria, foi criada coletivamente sem a assinatura de um artista. Já em 2017 o azulejo contou com a assinatura de Weider Silvério que optou por uma arte mais clássica para emoldurar do respeito à diversidade.

Em 2018 o designer Fause Haten assinou a peça que teve o desenho inspirado em formas e seres singulares, que vão se misturando e dando origem a novas formas e cores. “É assim que somos! Somos diversos, somos únicos, essa é a beleza da humanidade. E é no encontro dessas singularidades que a vida se torna mais interessante e plena”, declarou Haten na data do lançamento do azulejo.

Em 2019 o designer mineiro Ronaldo Fraga, o mestre da moda nacional e também de ilustrações trouxe seu traço marcante e as referências de um Brasil plural, leve e divertido das suas coleções para o azulejo. “A busca dessa criação foi imprimir a diversidade como uma festa. Uma festa sob o céu estrelado ao som do melhor acordeom e banda de pífanos no interior do Brasil profundo. A diversidade LGBTI+ fora dos guetos, festejada por todos os brasileiros. Se uma criança e um ancião sorrirem diante dessa arte gráfica, terei alcançado a minha intenção”, declarou emocionado o designer, quando entregou a arte.

Em 2020 Laerte Coutinho, um ícone entre os cartunistas do Brasil, desenhou o azulejo e imprimiu seu traço divertido e inconfundível. Com seus personagens e personagens criados para a peça a artista trouxe a representação de várias orientações sexuais e identidades de gênero retratadas em uma tela de celular como se fossem capturados por uma foto. Uma das peças mais festejadas da coleção de azulejas da câmara LGBT.

Um comentário em “Câmara LGBT lança a 6ª edição do Azulejo com ilustração de Marcelo Stockler

  • 29/04/2021 em 09:29
    Permalink

    Sensacional a iniciativa. Faz expandir a ideia em locais que tem foco na diversidade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *