Câmara LGBT e Fórum das Empresas e Direitos LGBT assinam acordo de parceria técnica

A partir da esquerda: Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum LGBT, JP Polo, Secretário Executivo Adjunto do Fórum LGBT e Marcelo Michieletto, vice-presidente da Câmara LGBT

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e o Fórum das Empresas e Direitos LGBT assinaram na quinta-feira (9), um acordo de parceria para que as entidades apoiem uma missão compartilhada em promover as economias LGBT inclusivas.

“É um acordo muitíssimo celebrado pelas entidades. Ele prevê que a Câmara LGBT sirva como parceira do Fórum LGBT com o objetivo de inclusão econômica e igualdade para as comunidades empresariais LGBTI+”, diz Ricardo Gomes, presidente da Câmara.

“Com o acordo de cooperação em andamento, a parceria entre as duas organizações irá promover o fortalecimento mútuo em ações conjuntas e individuais e em prol de uma sociedade mais justa, igualitária, e plenamente inclusiva”, completa o presidente.

“É um grande momento para o Fórum formalizar essa parceria. A Câmara está sendo conduzida com muita competência pelos seus dirigentes e podemos aproximar as empresas de cadeias de valor sustentáveis, responsáveis e comprometidas com os direitos humanos LGBT+, como está nos 10 Compromissos do Fórum”, ressaltou Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum LGBT.

Ações previstas
Entre as ações, o acordo prevê introduzir esta parceria estratégica aos membros atuais e potenciais e incentivar a participação cruzada em atividades e eventos organizacionais, incluindo os eventos que venham a ser promovidos por ambas as entidades, bem como outras oportunidades de engajamento identificadas e acordadas por ambas as partes.

Incentivar a liderança organizacional a participar ativamente em reuniões de Líderes e Afiliados e em teleconferências, sempre que possível, a fim de compartilhar abertamente as melhores práticas e desafios.

Trabalhar em parceria para promover a diversidade entre as empresas, organizações e poder público, promovendo um maior nível de inclusão de LGBTI+ em todas as instâncias e incentivar oportunidades de comércio, geração de empregos e parcerias entre os respectivos membros.

A Câmara LGBT e o Fórum LGBT também promoverão em conjunto a sua parceria e oportunidades de engajamento específico para a comunidade empresarial comprometida e que venham a se comprometer com a diversidade e inclusão, bem como apoiarão o objetivo de identificar e agrupar empresas comprometidas com a diversidade para ambas as organizações, além de envolver com suas respectivas representações diplomáticas, conforme necessário, para promover a inclusão da comunidade empresarial LGBT em seus respectivos projetos.