Câmara LGBT assina acordo com a Prefeitura de São Paulo

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinou na terça-feira (04), na sede da prefeitura da Prefeitura de São Paulo, um acordo de Cooperação com a cidade para a promoção do turismo LGBT no destino que é um dos mais visitados do Brasil pelo público LGBTI+ vindos do exterior e do Brasil. A Secretaria de Turismo do Município junto com a entidade irá desenvolver nas próximas semanas um plano para pautar o trabalho previsto no acordo e que já começa durante a parada do Orgulho LGBTI+ na capital paulistana.

Para a Câmara LGBT, assinar este acordo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, mostra que a entidade fortalece o seu propósito em promover e incentivar os destinos amigáveis. “A assinatura do acordo com a cidade de São Paulo é um marco para a Câmara LGBT, que além de coroar o trabalho que a entidade já vem realizando com o Município, desde 2017, nos possibilita desenvolver um plano estratégico para o Turismo LGBTI+ na capital”, declara Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT.

Segundo Gomes, o acordo de Cooperação Técnica tem como objeto estabelecer à execução de ações conjuntas voltadas a promoção e apoio a comercialização da cidade de São Paulo como destino amigável no mercado nacional e internacional e à sensibilização de prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito ao atender o público LGBTI+ na capital. “São Paulo é um exemplo, muitas vezes seguido por outros municípios. Além da importância em promover o município, o acordo certamente vai servir de exemplo para que outras cidades brasileiras se juntem à entidade para juntos promover os destinos amigáveis do País”, completa.

Para Orlando Lindório de Faria, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, o acordo vem agregar e legitimar o trabalho já realizado pela Secretaria na promoção de São Paulo como cidade diversa. “A cidade de São Paulo é receptiva por natureza, recebemos aqui turistas de diferentes etnias, queremos manter a característica acolhedora do povo brasileiro. A Prefeitura de São Paulo considera importante fazer parte dessa ação e o acordo assinado é uma maneira de firmar o nosso compromisso com a comunidade LGBT. Somos considerados o 4º melhor destino LGBT do mundo. Este mercado é promissor e movimenta um volume considerável na economia, sendo o turismo que mais cresce no mundo. A Parada do Orgulho LGBTI+ de 2018 contou com mais de 3 milhões de pessoas, sendo mais de 24% turistas, que movimentaram cerca de R$ 288 milhões na economia da cidade”, diz.

Além das ações que vão ser implementadas durante a Parada neste mês e já amparada pelo acordo, a prefeitura e Câmara vão promover a Fun Tour/Press Trip LGBT com convidados brasileiros e outros países durante a realização da 3ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT que acontece na Capital entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro.

Segundo o Secretário de Turismo, outra ação que será implementada rapidamente é a afixação do azulejo da Câmara LGBT em aparelhos turísticos do Município. “O azulejo vai servir como uma sinalização que estes espaços são respeitosos à diversidade”, destacou o secretário.

O Azulejo traz a frase: “Aqui respeitamos a diversidade”, em português, além da frase em inglês e espanhol. A edição da peça é anual e sempre é criada por um designer convidado. A Edição 2019 do Azulejo é assinada pelo designer e estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Para o Presidente da Câmara LGBT, o acordo é assinado em um momento bastante propício uma vez que o trabalho entre a entidade e o Município já está consolidado. “A cidade de São Paulo será o destino nacional convidado da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT deste ano e pretende mostrar que São Paulo abraça a todos. A cidade que é cada dia mais diversa também será mostrada em pesquisa nacional que a entidade está organizando em todo o país e que terá edição anual para colocar o Brasil no mapa dos países que tem dados concretos sobre o turismo LGBT”, finaliza o executivo.