Câmara assina convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinou acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura do Rio de Janeiro para promover o crescimento do turismo LGBTI+ na cidade. As ações implementadas com a Câmara vão acontecer por intermédio da Riotur e da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual – CEDS Rio. O documento, assinado em dezembro, no Palácio da Cidade, prevê incentivos a esse nicho específico da indústria do turismo.

“Para a Câmara LGBT assinar este acordo de cooperação com a Prefeitura do Rio coordenado pela CEDS Rio e com a Riotur, além de ser uma honra, representa um marco na história do turismo e da geração de negócios LGBTI+ da cidade do Rio de Janeiro. Juntos vamos fomentar e trabalhar para que a Cidade Maravilhosa seja realmente inclusiva para todas as pessoas que aqui vivem e também para o turista que vem a passeio ou para negócios. Uma cidade é boa para o turista quando ela é boa para quem vive nela durante o ano todo. Por isso nossas ações vão buscar primeiramente um Rio bom para o cariocas”, ressalta Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

“Para Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual firmar essa parceria com a Câmara de Comércio LGBT afim de incentivar, junto com a Riotur, o turismo LGBTI+ da Cidade Maravilhosa é de suma importância. Nossa cidade só tem que se orgulhar por receber os turistas LGBTI+, porque além da costumeira alegria, deixam milhões em impostos que serão aplicados nas principais atividades fins do poder público, como por exemplo, na saúde, educação, segurança, assistência social, dentre outros. O turismo é a única forma de energizar a economia carioca, a curto e médio prazo”, afirma Nélio Georgini, coordenador especial da Diversidade Sexual.

Para Marcelo Alves, presidente da Riotur, a pauta LGBTI+ deve ser tratada com a seriedade que merece. “O Rio de Janeiro é um reconhecido destino amigável em todo o mundo. Logo, é importante que o mercado aprimore seu atendimento ao público LGBT. Com capacitação, diálogo, promoção e trabalho, tornaremos o Rio ainda mais atraente para nossos visitantes. O Rio é uma cidade de vanguarda, sempre atenta às tendências sociais e de mercado. O turismo é a solução para a crise financeira da cidade, e todos os segmentos precisam ser trabalhados de forma séria e igualitária”, argumenta o executivo.

“Para nós da Riotur é de suma importância estabelecer esta conexão neste Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara LGBT, Ceds e Riotur para que possamos juntos prover negócios, desmistificar tanta ignorância para promover uma cidade mais feliz. Este é nosso objetivo com a assinatura deste acordo”, pontua Maurício Werner, Diretor de Planejamento de Marketing da Riotur.

A Câmara LGBT também assinou recentemente Acordo de Cooperação com o Rio Convention & Visitors Bureau com o objetivo de promover eventos e projetos na Cidade Maravilhosa. Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Gomes, Riotur, Ceds, Rio Convention e Câmara LGBT juntas vão implementar várias iniciativas no Rio para este e para os próximos anos.