Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

CulturaNotícias

A estrelada cena gastronômica de Mônaco

Gastronomia é algo essencial no Principado de Mônaco. Novos restaurantes estão abrindo, outros se orgulham de suas estrelas Michelin e alguns dos chefs mais renomados do mundo estão se reunindo às margens do Mediterrâneo, inspirados por sua rica cultura gastronômica e abundância em ingredientes frescos e saborosos. Dentro de suas fronteiras existem mais de uma centena de restaurantes, seis deles colecionam nove estrelas Michelin, sendo a mais nova obtida pelo aclamado Blue Bay, no Monte-Carlo Bay Hotel & Resort. Uma conquista culinária impressionante para um país tão pequeno.

Um dos mais recentes restaurantes é o Song Qi, que combina a arte da culinária chinesa com pratos modernos e sofisticados, servidos ao estilo família como é habitual na China, e uma carta de vinhos que harmonizam com cada um dos pratos. O nome do local é derivado de SONG, a dinastia chinesa que reinou de 960 a 1279 e significa “força” e “poder”, e da palavra QI, que representa a natureza na cultura chinesa.

O respeitado restaurante Joël Robuchon Monte-Carlo, localizado dentro do Hôtel Metropole Monte-Carlo, possui duas estrelas Michelin. O local serve cozinha contemporânea produzida com os melhores ingredientes mediterrâneos. Conforme o código de culinária de Joël Robuchon, nenhum prato pode apresentar mais do que três sabores. O conceito de cozinha aberta do chef garante uma experiência culinária interativa e cativante.O Metropole Monte-Carlo também possui o Yoshi, primeiro restaurante japonês de Joël Robuchon. O local, que ganhou uma estrela Michelin, oferece cozinha japonesa contemporânea, reinventada por Robuchon, onde são oferecidos pratos tradicionais, mas também modernos, destacando as nuances dos sabores e produtos frescos do Japão.

Os restaurantes do hotel Fairmont Monte-Carlo convida os hóspedes a experimentarem os muitos sabores de Mônaco. Em dezembro de 2013, Nobuyuki “Nobu” Matsuhisa, o aclamado e influente chef celebridade e dono da cadeia de nome homônimo, abriu o restaurante Nobu no local. Para um petisco leve, uma taça de champagne – praticamente o drink nacional de Mônaco – ou um cocktail refrescante, o dramático Saphir 24 Lounge & Bar proporciona aos visitantes um lugar luxuoso e contemporâneo para passar o tempo. Para uma refeição excepcional com vista para o Mediterrâneo do terraço do hotel, a dica é visitar o Horizon Deck Restaurant & Champagne Bar (aberto de março a outubro).

O L’Intempo, do hotel Méridien Beach Plaza, é o único restaurante do principado aberto 24h por dia, sete dias por semana. Com quatro temas de decoração diferentes ao redor de sua cozinha aberta central, o restaurante oferece lindas vistas para a praia e um menu de pratos mediterrâneos criado pelo premiado chef Michel Rostang.

Muitos outros locais possuem excelentes críticas, como o Café Llorca, no primeiro andar com vistas para o mar; Sans Souci, um local aconchegante especialmente nos meses de inverno, que apresenta simples, mas deliciosas comidas caseiras ao estilo italiano, além de uma atmosfera agradável; e o Quai des Artistes Brasserie, que exibe trabalhos originais de artistas locais e oferece um menu de pratos leves com ótimos preços. Localizado próximo ao Jardim Exótico e à Villa Paloma, o La Chaumière é outra opção com vistas incríveis.

Alguns dos melhores e mais queridos restaurantes de Mônaco pertencem ao grupo Monte-Carlo SBM. Um dos mais elegantes do principado é o aclamado Le Louis XV – Alain Ducasse no Hôtel de Paris. O restaurante de três estrelas Michelin apresenta a famosa e lendária adega de vinhos (que contém mais de 400 mil garrafas, incluindo raros e valiosos exemplares de todo o mundo) e um salão que lembra a Versailles do século XVII. Também localizado no Hôtel de Paris, o Le Grill é um elegante restaurante rooftop, considerado um ponto de referência da gastronomia monegasca, que oferece refeições ao ar livre com vistas panorâmicas do Mediterrâneo. O chef Ducasse também abriu o La Trattoria, um restaurante inspirado na culinária italiana, localizado no Sporting Monte-Carlo. Sua vasta adega apresenta vinhos produzidos em uma área que se estende da Liguria até a Sicília.

Já o Elsa, principal restaurante do Monte-Carlo Beach Hotel, foi certificado como orgânico em 2013 pelo “Ecocert”, líder francês em certificados de conservação orgânica, e ganhou uma estrela Michelin em 2014. O local serve frutos do mar sazonais e adiciona um toque moderno aos pratos tradicionais da riviera dos anos 20 e 30. Os outros três restaurantes do Monte-Carlo Beach Hotel oferecem uma variedade surpreendente de pratos: Le Deck é um local ideal para almoçar próximo à piscina de água salgada; com decoração exótica, sofás suntuosos e DJs animados; o Sea Lounge atrai multidões durante o pôr-do-sol e, à noite, se torna o favorito dos festeiros, servindo sushis, tapase cocktails; e aberto no verão, o La Vigie é um local perfeito para apreciar um bufê no almoço ou um jantar à la carte.

No Hôtel Hermitage Monte-Carlo, o redesenhado Le Vistamar, acompanhado do bar Le Scorpion, está sob a direção do chef Benoit Witz. O jantar, com menu de frutos do mar e influências Mediterrâneas, é complementado pela sua estrela Michelin e a vista espetacular do porto cheio de iates.

Apesar da variedade de pratos ser internacional, Mônaco se orgulha de sua própria gastronomia: uma fusão saborosa da cozinha do sul da França (especialmente de Provence e Nice) e Itália. O Mar Mediterrâneo também exerce uma forte influência em Mônaco, oferecendo uma grande variedade de peixes. Para pratos monegascos tradicionais, um boa pedida são os restaurantes localizados em Monaco-Ville, próximos ao Palácio do Príncipe: Castleroc – um favorito de locais e visitantes com pratos tradicionais  – ou o novo e aconchegante La Montgolfière – Henri Geraci.

Uma das mais clássicas atrações durante as manhãs é o Mercado da Condamine, localizado na Place d´Armes, perto do Port Hercule. O colorido local é o centro da vida monegasca, com especialidades locais para experimentar ou comprar. O mercado ao ar livre oferece frutas frescas, vegetais e flores e, na parte coberta, há um açougue, peixeiro, padaria, entre outros.

Entre as inúmeras experiências excepcionais que podem ser encontradas em Mônaco, a gastronomia certamente está entre elas. Dos restaurantes com estrelas Michelin a elegantes cafés, não existe outro lugar no mundo em que tantas opções gourmets podem ser encontradas dentro de dois quilômetros quadrados.

 

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitemonaco.com.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.