Uruguai aposta em diversidade para o desenvolvimento do turismo

“Há 15 anos o turismo no Uruguai se baseava em sol e praia, mas sol e praia representam dois ou três meses por ano. Agora, diversificamos a oferta e o produto”, afirmou a diretora geral do Ministério do Turismo do Uruguai, Hyara Rodrigues. O país latino-americano tem investido na diversificação da oferta para atrair mais visitantes.

“Além disso, temos grande importância para o turismo LGBT. Já firmamos um convênio entre as câmaras LGBT do Uruguai e do Brasil. Temos turismo tecnológico, vinhos muito bons e turismo de atrações naturais avançando em passos firmes”, continuou.

Ainda segundo a executiva, o país tem recebido fortes investimentos no turismo social e na ampliação da acessibilidade. “Nós consideramos o turismo como um direito humano e, portanto, acreditamos na possibilidade de que todos possam desfrutar da recreação. Inclusive, não somente um tema econômico, acessibilidade para pessoas está sendo trabalhado com força”.

O Uruguai tem menos de 3,5 milhões de habitantes e praticamente a mesma quantidade de visitantes anualmente. O maior mercado é argentino: este ano são esperados cerca de 2 milhões de turistas. Espera-se um aumento no número de brasileiros no país. No ano passado, foram cerca de 450 mil brasileiros no Uruguai.