Setur e Coordenadoria LGBT apresentam selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual

Por Max Oliveira

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) irá reunir representantes do trade turístico de João Pessoa para a apresentação de proposta do selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT, com o objetivo de pactuar com as empresas do segmento turístico no sentido de prestar um serviço de excelência para a população LGBT.

O evento vai acontecer, a partir das 10h, na sede da Setur, que fica localizada na Avenida Odon Bezerra, nº 367, em Tambiá. O secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, acredita que o projeto será aceito pelas empresas, o que vai colaborar, segundo ele, no combate a discriminação a população LGBT, um público que representa 10% do fluxo turístico mundial.

“João Pessoa larga na frente. Vivemos novos tempos, e isso é fruto da capacidade da gestão do prefeito Luciano Cartaxo de dialogar com as empresas e as pessoas para o desenvolvimento das políticas públicas. Ações como essas são de suma importância. Eu tenho certeza absoluta que o trade vai abraçar esse selo, o que vai agregar valor aos estabelecimentos”, destacou.

Já o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, acredita que a adesão ao selo por parte das empresas colocará João Pessoa como uma cidade referência no turismo LGBT do país. “Nesse momento iremos mostrar o projeto do selo para os presidentes das associações do trade turístico, para que eles possam aderir ao projeto. Na próxima etapa, vamos mostrar o projeto aos empresários, para que os mesmos possam aderir e marcar as capacitações sobre diversidade sexual para seus funcionários, para que a empresa seja apta a receber o selo”, explicou.

Participam do evento de apresentação do selo nesta quinta-feira a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado da Paraíba (Abrajet), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Paraíba (Sindetur), Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Sindicato dos Bares e Restaurantes e Convention Bureau.

Selo – O selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual agrega valor de pluralidade ao negócio, chamando a atenção de um grupo que representa 10% do fluxo turístico mundial. Além disso, a empresa será incluída no Guia de Turismo LGBT de João Pessoa. A empresa precisa se dispor a receber capacitação sobre diversidade sexual e assumir o conceito do programa, incluindo-o no próprio plano de gestão.

Estabelecimentos que podem participar – Hotéis, restaurantes, espaços de entretenimento, entre outros estabelecimentos de receptivo.