Cinco capitais no Brasil com atrações para o público LGBT

Casais que desejam conhecer cidades gay friendly não precisam ir muito longe. O Brasil está entre os dez maiores destinos de homossexuais no mundo, segundo a Associação Internacional de Turismo Gay. São Paulo e Rio de Janeiro já são locais consagrados, mas, aos poucos, outros locaiss passam a apostar nesse público, como é o caso de Porto Alegre.

Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e baladas de circuitos gay friendly garantem que casais gays tenham os mesmos direitos dos heterossexuais. “Poder beijar o parceiro no café da manhã é algo simples. Mas só na teoria, porque não são todos os locais que permitem”, explica Roberto Dunkel, proprietário da FriendlyTur, agência especializada no público LGBT.

Cidades gay friendly no Brasil

São Paulo

A cidade que já esteve no Guinness Book com a maior parada gay do mundo é uma das mais procuradas pelo público LGBT. Grande parte das baladas, bares, restaurantes, casas de espetáculos, cinemas, hotéis e comércios são treinados para receber visitantes gays. A Rua Frei Caneca é o lugar certo para encontrar esses estabelecimentos, assim como as regiões da Rua Augusta, Avenida Paulista, o centro da cidade e o Largo do Arouche, locais onde a galera LGBT se concentra.

Rio de Janeiro

É um dos destinos mais procurados por turistas: culpa das belas praias. “Na cidade há inúmeras casas gays nos bairros de Leblon e Copacabana”, diz Felipe Medeiros, gerente comercial da Freedom Viagens. A Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, é outro point gay da cidade maravilhosa. Lá estão restaurantes, bares, docerias, café e padaria. Todos muito bem frequentados pelo público LGBT. Quem gosta de agito, deve visitar o Rio de Janeiro durante o carnaval e Réveillon, quando a cidade ferve.

Salvador

A capital baiana recebe milhares de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais na Parada Gay que, anualmente, ocorre no mês de setembro. Para quem curte a pegação ao ar livre, a praia do Jardim de Alah é o lugar certo. A agitação começa ao pôr do sol e vai até altas horas da madrugada. Outra praia muito procurada pelo público LGBT é Porto da Barra, considerada o trecho mais gay do litoral soteropolitano.

Florianópolis

A cidade é adorada pelo público gay não só pela paisagem litorânea, mas por ações implantadas desde 2009, como a lei contra a discriminação em público. “É um destino com muitas opções de hotéis, restaurantes e praias gay friendly”, diz Cleiton Oliveira, sócio da AllOver Tour. A Praia Mole é uma das favoritas dos turistas. Há também muitos eventos voltados ao público LGBT, como a Parada da Diversidade, realizada em setembro.

Recife

Ao lado de São Paulo e Florianópolis, Recife foi escolhida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para ser promovida como destino gay friendly brasileiro durante a convenção deste ano da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association). O estado de Pernambuco tem até um projeto que capacita funcionários de hotéis, agências de turismo, organizações de eventos e companhias aéreas para receber bem turistas gays. Um dos pontos de encontro da cidade é a Galeria Joana D’Arc e a praia de Boa Viagem.